A Pegada Ecológica não é uma medida exata e sim uma estimativa. Ela nos mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos. Isto considerando que dividimos o espaço com outros seres vivos e que precisamos cuidar da nossa e das próximas gerações. Afinal de contas, nosso planeta é só um!
Muitas organizações não-governamentais criaram programas que permitem calcular a pegada ecológica. Ainda há muitas divergências sobre como fazer esse cálculo, mas não importa. O que vale é a iniciativa de pensar a respeito de como nos relacionamos com o planeta e procurar formas de diminuir possíveis impactos. E muito ainda pode ser aprimorado!
Para calcular a pegada de um país em hectares, consideram-se categorias de espaço ecológico e de consumo. As categorias de espaço dividem-se em disponibilidade de terras de cultivo, pastagens, oceanos, florestas, terras de energia fóssil, área para a proteção da biodiversidade e espaço construído; as categorias de consumo referem-se à habitação, alimentação, transporte, bens de consumo e serviços. Cada categoria de consumo é convertida numa área de terreno por meio de fatores de produtividade e rendimento. Assim é estimado o consumo pessoal médio anual a partir dos dados agregados do consumo regional ou nacional.
Os indicadores fornecidos pelo cálculo da pegada ecológica podem ajudar cidades e até países a pensar sobre o planejamento econômico e social, visando a qualidade de vida de seus habitantes em harmonia com o planeta. Utopia?
Existem muitas ferramentas disponíveis na internet para você calcular sua pegada ecológica. Não deixe de calcular a sua pegada!
informações:
http://www.cdcc.sc.usp.br/CESCAR/Conteudos/30-06-07/Pegada_ecologica.pdf
http://www.gesamb.pt/upload/gesamb/img/Pegada_Ecologica.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário