Dentro da Programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a SABESP promoveram a soltura de 3000 "alevinos" no Rio Turvo. Vale ressaltar que a SABESP vem desenvolvendo um trabalho de Educação Ambiental durante todo o ano e os alunos da rede municipal de ensino visitam as Estações de Tratamento de Esgotos e de Água do nosso município constantemente.
Os profissionais da SABESP recepcionam os alunos e fazem diversas atividades, de acordo com a faixa etária, para que todos conheçam o processo de tratamento de esgoto e a importância de devolver a água limpa ao rio. Destacamos o trabalhos do José Augusto Nascibem e Luciano Rizatti, que sempre acompanham estas atividades com jovens e crianças com palestras e atividades lúdicas, visando a preservação de nossos recursos naturais, principalmente a água.
No dia 13 de junho, a atividade da tarde foi com os alunos da EMEB Prof. Norival Mendes que tiveram uma breve explicação sobre a ETE e a seguir foram levados até a beira do Rio Turvo para a soltura dos peixes.
A EMEB Prof. Norival Mendes além desta atividade, desenvolve ações pontuais junto aos alunos, pois como em toda a rede municipal, a Educação Ambiental está inserida no curriculo de forma transversal e não é somente trabalhado nas datas comemorativas.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, acredita que com estes trabalhos as crianças acabam gerando muitos frutos, pois levam até a família a importância de preservar o meio ambiente. Uma das funções mais importantes da escola é seu poder de transformação e influência da comunidade na qual está inserida. Os projetos que vem sendo desenvolvidos nas escolas municipais, acabam causando um impacto significativo na sociedade, pois cria um canal de comuniccação com a população do entorno, onde seja possível a discussão e a reflexão sobre a temática ambiental, criando cidadãos mais conscientes do seu papel transformador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário