quinta-feira, 14 de junho de 2012

EMEB Laídes Trindade participa de plantio no Jardim Paulista

Devido ao mau tempo do dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, as atividades com as escolas municipais ao ar livre, junto a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, foram realizadas no dia 13 de junho.
Pela manhã, o local escolhido foi a área do entorno da erosão do Jardim Paulista, local onde ocorreu o escorregamento e deslizamento de 8 casas em 2007, resultando em perda material e danos psicológicos para os moradores, assim como também o  transtorno provocado pelo mal planejamento e falta de respeito com as questões ambientais, que na época não eram exigidos e respeitados.  Além da obra de engenharia para recuperar a área, agora, se faz necessário um trabalho de recuperação ambiental com a revegetação para estabilização do solo.
                 
A EMEB Prof.ª Laídes Trindade foi a escolhida para a atividade pela proximidade com o local, uma vez que diversos alunos são do bairros e adjacencias. Foram plantadas 200 mudas espécies, do lado esquerdo, onde o acesso é mais seguro para desenvolver atividades com crianças.
Antes do plantio, a educadora ambiental Eliane Camilo, fez uma breve explanação aos alunos e professoras sobre o histórico do local, a importância da construção da escada hidráulica e o porquê da necessidade técnica do plantio. A prefeita Silvia Meira participou da atividade e também conversou com as crianças sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente. Ressaltamos a presença de funcionários SABESP, empresa parceira constante em nossas atividades de educação ambiental.
"A área do lado direito da escada, será realizado o plantio pelos funcionários da prefeitura, uma vez que o local é bastante íngrime e quando trabalhamos com crianças temos que ter a responsabilidade de trabalharmos com segurança. Particularmete, este trabalho com as crianças vem fechar um ciclo, já que acompanhei o processo do Jardim Paulista desde o dia fatídico do escorregamento, preenchimento de toda a documentação e relatórios necessários na primeira etapa junto a Defesa Civil do Estado e da União e realizei um trabalho de Educação Ambiental junto aos moradores do entorno, conforme exigência da
caixa Federal para liberação dos recursos. Em breve será inaugurado o local, todas as obras concluídas." enfatizou Eliane Camilo.

Nenhum comentário: