Na manhã desta terça, dia 5 de junho, a cidade de Paulínia recebeu a abertura do Projeto Aqua Mundo, uma parceria entre o Instituto EPTV, Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento ambiental, Sabesp, TA (Transportadora Americana) e Foz do Brasil e a apoiadora, empresa Multieixo. O evento aconteceu no Theatro Municipal de Paulínia.
O caminhão, peça fundamental do projeto, ficará instalado em local de fácil acesso para visitação. Ele possui, em seu interior, espaços interativos com conteúdos educacionais, stands para atividades lúdicas e terá a missão de propagar os conhecimentos sobre a água. A iniciativa é inédita e tem como foco promover a educação ambiental para estudantes e público em geral das cidades que integram a área de cobertura das quatro praças da EPTV (Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas).
As visitas serão monitoradas e gratuitas e, para receber os visitantes, a carreta foi toda adaptada. Durante 90 dias, 30 pessoas trabalharam para deixar funcional o espaço de 15 metros. Segundo o supervisor do projeto, José Galizia Tundisi, a carreta apresenta temas diferentes, mas de forma integrada. "O intuito é que quem sair da visita do caminhão tenha uma visão interdisciplinar sobre o problema da água e do meio ambiente, fazendo as conexões dos diferentes componentes do sistema", ressaltou.
Durante a cerimônia de abertura em Paulínia, foram exibidas uma série de reportagens sobre a importância da preservação da água e do meio ambiente. Autoridades relacionadas ao tema estavam presentes para apoiar o evento. O secretário adjunto, Rogério Menezes, que representou o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos Dr. Edson Giriboni, disse que a iniciativa de promover um projeto com foco em crianças e adolescentes é genial. “os jovens estão o tempo todo nas redes sociais em contato com os colegas e compartilham tudo que é novidade. Uma iniciativa como esta deverá promover uma troca imensa de aprendizado”, comentou.O superintendente da Sabesp, Antonio Carlos Teixeira, que representou a diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena, acredita que o projeto é um meio interessante de perpetuar a educação ambiental. “o Aqua Mundo visa mobilizar crianças e comunidades em torno das questões ambientais e medidas assim são imprescindíveis para que haja sucesso na preservação do planeta”, explicou.
Acompanhe o cronograma de junho:
- 5 a 14 em Paulínia (região Campinas)
- 18 a 22 em Santa Gertrudes (região São Carlos)
- 26 no memorial da América Latina em São Paulo (visita de pesquisadores de 40 países)
- 27 a 30 Monte Alto (região de Ribeirão Preto)
Visitas
Monitores vão conduzir a visitação que deve durar até 15 minutos. Os participantes poderão conferir explicações, tirar dúvidas e receber material didático sobre os temas abordados. Durante o projeto, o caminhão ficará um tempo pré-estabelecido nas cidades, de acordo com o tamanho da população.
Fonte:
http://www.viaeptv.com/institucional/NOT,0,0,393425,Caminhao+do+Projeto+Aqua+Mundo+foi+apresentado+em+Paulinia+nesta+terca+5.aspx
http://www.viaeptv.com/multimidia/GFOT,0,3,2628,abertura+do+projeto+aqua+mundo+realizada+em+paulinia.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário