Durante a Rio+20 a
2ª Jornada Internacional de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis com Responsabilidade Global estará desenvolvendo diversas atividades, tais como Mesas Redondas, Círculos de Cultura com o Tratado como base de reflexão e diálogo, exposição de painéis, etc, tendo como principais objetivos: 1) pactuar um Plano de Ação que fortaleça o cumprimento dos princípios do Tratado e 2) lançar uma Rede Planetária de Educadores e Educadoras Ambientais .
2ª JORNADA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2008-2012
Revisitando o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global
O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis de Responsabilidade Global resultou da 1ª Jornada de Educação Ambiental realizada no Rio de Janeiro em 1992, durante o Fórum Global da Eco/92, paralelo à 2ª Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Rio/92. O Tratado é um processo dinâmico em permanente construção que tem como diretriz básica o reconhecimento do papel central da educação na formação de valores e na ação socioambiental. Ele compromete-se com o processo educativo transformador com envolvimento de pessoas, de comunidades e nações para criar sociedades sustentáveis e eqüitativas.
Produzido durante um ano de trabalho internacional, o Tratado contou com a participação de educadoras e educadores de adultos, jovens e crianças de oito regiões do mundo (América Latina, América do Norte, Caribe, Europa, Ásia, Estados Árabes, África, Pacífico do Sul) e foi i inicialmente publicado em cinco idiomas: português, francês, espanhol, inglês e árabe. Além de servir de apoio à ação educativa, inspirou a criação de Organizações da Sociedade Civil e Redes de Educação Ambiental. Paulatinamente, o Tratado serviu de inspiração para políticas públicas de EA.
A 2º Jornada de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global propõe um novo processo, com
novas demandas e responsabilidades. Ela foi assumida por ONGs brasileiras e internacionais e conta com apoios de governos, empresas, universidades e abre oportunidades para se mobilizar novos olhares sobre o Tratado de Educação Ambiental, mantendo sua característica participativa em âmbito planetário.
Moema Viezzer
2ª Jornada Internacional de Educação Ambiental
Neste momento de profundas mudanças paradigmáticas para o planeta e a humanidade, em especial no contexto das mudanças climáticas, a 2ª. Jornada Internacional do Tratado de Educação Ambiental surge como um processo educacional de magnitude por dialogar, em dimensão planetária, sobre a importância de tornar a Educação Ambiental central nos processos da educação, da gestão e da vida cotidiana. .
A revisita internacional ao Tratado tem os seguintes objetivos:
1. Dialogar sobre os Princípios e Valores do Tratado e sua pertinência frente às grandes questões ambientais da atualidade;
2. Promover a articulação dos Atores Sociais – pessoas e organizações - que baseiam e expressam suas ações em princípios e valores para sociedades sustentáveis.
3. Partilhar iniciativas, práticas e metodologias que promovem a sustentabilidade, dando visibilidade às conexões entre as ações locais e as mudanças globais a partir da Educação Ambiental.
4. Sistematizar experiências relevantes que se reconhecem nos princípios e valores expressos no Tratado.
5. Atualizar o Plano de Ação do Tratado e propiciar uma instância permanente de acompanhamento do mesmo em âmbito internacional.
Marcos Sorrentino
Alguns Resultados esperados da 2ª Jornada:
1. O aprofundamento e a ampliação da reflexão internacional sobre o Tratado, com releituras dialógicas com outros documentos planetários como a Carta da Terra, a Carta das Responsabilidades Humanas e as Metas do Milênio, entre outros.
2. O processo participativo internacional com desdobramentos possíveis em políticas públicas na perspectiva da educação ambiental com cidadãos e cidadãs, diversos Atores Sociais que influem na qualidade do ambiente e de vida.
3. A presença efetiva da Educação Ambiental inclusiva, permanente e continuada baseada nos princípios e valores do Tratado com a participação de educadores e educadoras ambientais em processos nacionais, regionais e internacionais.4. A produção de materiais ecopedagógicos de apoio à construção de sociedades sustentáveis com responsabilidade global.
5. A atualização do Plano de ação do Tratado com base nos princípios e valores que o regem.
6. A formação da Comissão Internacional do Tratado para assegurar de forma permanente o encaminhamento das propostas emergentes da Jornada e animação da rede internacional de educadores e educadoras ambientais ligada ao Tratado.
site da Jornada:
http://www.tratadodeeducacaoambiental.net/
www.youtube.com/watch?v=xe_LNLntVCE