sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dia do Agricultor é acrescido no calendário de datas comemorativas municipais

O Dia do Agricultor acontece na mesma data de aniversário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento . A Semana da Agricultura é comemorada de 22 a 28 de julho em todo o país, instituído pelo Decreto 48.630, de 27/07/1960.
Em sessão realizada em 21 de maio de 2012, a Câmara Municipal votou a Lei de n.º 2.882 de 22 de Maio de 2012 que institui o Dia do Agricultor, no âmbito do município de Monte Alto, a ser comemorado, anualmente no dia 28 de julho. Também foi criado o diploma "Agricultor do Ano", a ser entregue anualmente para homenagear as personalidades indicadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Monte Alto (COMUDERU).
Protagonista da história do homem, o agricultor é primordial no campo ou nas cidades: é ele que produz o alimento que está na mesa de cada um de nós. Chamado de homem do campo, colono, camponês, lavrador, produtor, agricultor, a evolução social e as transformações sofridas por esta categoria são consequências de uma nova situação deste trabalhador fundamental para o desenvolvimento do País. A agricultura familiar hoje abrange 20 milhões de pessoas que podem alimentar o povo brasileiro sem explorar o consumidor e sem agredir o meio ambiente. Sua origem firma-se na união, na cooperação e na construção da melhoria da qualidade de vida das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros do campo e da cidade.
Datas comemorativas são datas escolhidas para relembrar eventos históricos, conquistas importantes ou lutas que ainda estão sendo travadas por um grupo. Muitas delas possuem alcance internacional enquanto outras podem ser especificas para um país ou região. Dependendo da relevância da data para o país, o governo pode declarar feriado ou ponto facultativo.

Na escola, o aluno precisa envolver-se em atividades que despertem seu interesse pela sociedade e suas transformações. E apresentar oportunidades a criança para a descoberta dos acontecimentos em sua volta, favorece o seu crescimento intelectual e a descoberta do mundo social. Portanto, a ação da escola deve ir além da mera transmissão de conteúdos, visando a formação de cidadãos conscientes e participativos.
Os produtores do Município para receber o diploma "Agricultor do Ano", serão escolhidos pelo COMUDERU,  sendo 1 para cada umas das áreas: Agricultura Familiar (pequeno produtor até 4 módulos fiscais); Olericultura (cebola, tomate, e outros); Cereais (milho, feijão, amendoim etc) e Sucroalcooleira (cana de açucar).  O referido Conselho deverá encaminhar ao Poder Legislativo no mês de junho de cada exercício, os nomes dos pretensos homenageados, contendo a qualificação dos indicados, exposição de motivos e justificativa detalhada.

Nenhum comentário: