quinta-feira, 31 de maio de 2012

3 de Junho: Dia Municipal de Educação Ambiental


A estruturação do sistema de gestão ambiental no município exige que além das legislações federal e estadual existentes, sejam propostas, discutidas e promulgadas leis municipais que possam refletir os princípios e as metas determinadas localmente.
Estruturar o sistema de gestão ambiental municipal é um grande desafio. É através da AGENDA AMBIENTAL LOCAL que o município poderá desenvolver seu planejamento para o futuro. Os municípios são a esfera pública mais próxima do cidadão e a que mais tem avançado na democratização do processo decisório sobre a gestão do seu território a das demais políticas públicas.
A presidente Dilma Roussef sancionou em 14 de maio a Lei 12.633, que estabelece o dia 3 de junho como o Dia Nacional da Educação Ambiental. A proposta de data tem como referência a abertura da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, ocorrida no Rio de Janeiro em 1992, conhecida como Rio-92.
Visando fortalecer o Sistema Municipal de Meio Ambiente (SISMUMA), a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente conversou com o vereador João Paulo Rodrigues que elaborou e encaminhou para votação na Câmara Municipal, o dia 03 de junho como o Dia Municipal da Educação Ambiental.
Atualmente, o conceito de desenvolvimento sustentável indica claramente o tratamento dado à natureza como um recurso ou matéria- prima destinado aos objetivos de mercado cujo acesso é priorizado a parcelas da sociedade que detém o controle do capital. Este paradigma mantém o padrão de desenvolvimento que produz desigualdades na distribuição e no acesso a esses recursos, produzindo a pobreza e a falta de identidade cidadã. Se existe inúmeros problemas que dizem respeito ao ambiente, isto se devem em parte ao fato das pessoas não serem sensibilizadas para a compreensão do frágil equilíbrio da biosfera e dos problemas da gestão dos recursos naturais. Elas não estão e não foram preparadas para delimitar e resolver de um modo eficaz os problemas concretos do seu ambiente imediato, refletindo sobre as suas causas e determinarem os meios ou as ações apropriadas na tentativa de resolvê-lo. “A Lei representa a valorização do educador ambiental, uma vez que o profissional trabalha não só com a conservação e a preservação, mas também com o lado sociocultural de toda comunidade, sensibilizando as pessoas para as áreas que a educação ambiental comporta e contribuir com as discussões nas escolas e em espaços educadores informais para fomentar o debate em torno da questão em âmbito municipal para todos os cidadãos.”

Mais informações: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/pronea3.pdf

quarta-feira, 30 de maio de 2012

No Dia do Desafio: Escola Dr. Raul faz caminhada pela preservação da natureza


A população de Monte Alto está competindo com o município de Santiago Atitlán, na Guatemala, no Dia do Desafio, realizado todo ano, durante a última quarta-feira do mês de maio.
A Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer de Monte Alto encaminhou um ofício para todas as escolas, academias, entidades, clubes de serviço e projetos sociais para explicar sobre o Dia do Desafio, que consiste em incentivar a prática de atividades físicas. A ideia é que, no dia 30 de maio, as pessoas se exercitem por pelo menos 15 minutos.
Quem coordena o evento no Brasil é o SESC, que recebe, até o final do dia, os dados sobre a prática de atividades físicas.

História
Durante o rigoroso inverno do Canadá, em 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito de uma cidade sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.
A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.

fonte: www.montealtoagora.com.br

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dia do Agricultor é acrescido no calendário de datas comemorativas municipais

O Dia do Agricultor acontece na mesma data de aniversário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento . A Semana da Agricultura é comemorada de 22 a 28 de julho em todo o país, instituído pelo Decreto 48.630, de 27/07/1960.
Em sessão realizada em 21 de maio de 2012, a Câmara Municipal votou a Lei de n.º 2.882 de 22 de Maio de 2012 que institui o Dia do Agricultor, no âmbito do município de Monte Alto, a ser comemorado, anualmente no dia 28 de julho. Também foi criado o diploma "Agricultor do Ano", a ser entregue anualmente para homenagear as personalidades indicadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Monte Alto (COMUDERU).
Protagonista da história do homem, o agricultor é primordial no campo ou nas cidades: é ele que produz o alimento que está na mesa de cada um de nós. Chamado de homem do campo, colono, camponês, lavrador, produtor, agricultor, a evolução social e as transformações sofridas por esta categoria são consequências de uma nova situação deste trabalhador fundamental para o desenvolvimento do País. A agricultura familiar hoje abrange 20 milhões de pessoas que podem alimentar o povo brasileiro sem explorar o consumidor e sem agredir o meio ambiente. Sua origem firma-se na união, na cooperação e na construção da melhoria da qualidade de vida das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros do campo e da cidade.
Datas comemorativas são datas escolhidas para relembrar eventos históricos, conquistas importantes ou lutas que ainda estão sendo travadas por um grupo. Muitas delas possuem alcance internacional enquanto outras podem ser especificas para um país ou região. Dependendo da relevância da data para o país, o governo pode declarar feriado ou ponto facultativo.

Na escola, o aluno precisa envolver-se em atividades que despertem seu interesse pela sociedade e suas transformações. E apresentar oportunidades a criança para a descoberta dos acontecimentos em sua volta, favorece o seu crescimento intelectual e a descoberta do mundo social. Portanto, a ação da escola deve ir além da mera transmissão de conteúdos, visando a formação de cidadãos conscientes e participativos.
Os produtores do Município para receber o diploma "Agricultor do Ano", serão escolhidos pelo COMUDERU,  sendo 1 para cada umas das áreas: Agricultura Familiar (pequeno produtor até 4 módulos fiscais); Olericultura (cebola, tomate, e outros); Cereais (milho, feijão, amendoim etc) e Sucroalcooleira (cana de açucar).  O referido Conselho deverá encaminhar ao Poder Legislativo no mês de junho de cada exercício, os nomes dos pretensos homenageados, contendo a qualificação dos indicados, exposição de motivos e justificativa detalhada.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Monte Alto sobe no Ranking Estadual do Programa Município Verde Azul

Monte Alto, na  Diretiva Esgoto Tratado, como comentado, na data de divulgação do ranking Estadual do Programa Município Verde Azul,  ficou com uma nota menor do que o esperado no ICTEM (indicador de Coleta e Tratabilidade de Esgoto do Município).  A CETESB desenvolveu este indicador para classificar o potencial de coleta e tratamento de esgotos urbanos gerados pelos 645 municípios do Estado de São Paulo. Este novo instrumento, chamado de ICTEM,  é uma das referências utilizadas para determinar o índice de avaliação ambiental das cidades que aderiram ao Programa “Município Verde”, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), que trata das ações necessárias para que o município pleiteie sua certificação e se credencie como prioritário na obtenção de recursos públicos para projetos de desenvolvimento sustentável.
Para se chegar ao índice de composição do ICTEM,  são consideradas a coleta; a existência e eficiência do sistema de tratamento do esgoto coletado; a efetiva remoção da carga orgânica em relação à carga potencial; a destinação adequada de lodos e resíduos gerados no tratamento; e o atendimento aos padrões de qualidade do corpo receptor dos efluentes.  
O principal objetivo deste indicador é o de obter a medida entre a efetiva remoção da carga orgânica gerada nos municípios, em relação à carga orgânica potencial gerada pela  população urbana.
Depois de  verificada a discrepância no índice citado, foi solicitada a reclassificação do município.  Vale ressaltar que de acordo com os parâmetros analisados, as notas dos serviços prestados pela SABESP ainda ficaram abaixo do esperado (numa  nota varia de 0 a 10, obtivemos a nota 8,3), já que as notas dos municípios com excelência nos serviços possuem notas acima de 9,0 -  caso de outras cidades em que a SABESP presta os mesmos serviços.  
Nesta semana, recebemos um ofício do Coordenador do Programa Município Verde Azul, Dr.  Mauro Haddad com  a confirmação de nossa reclassificação.  Nossa média anual final tinha sido de 80, 15- na 153º colocação, agora, com a reclassificação e alteração correta no ICTEM, passamos a somar 83,36 e subimos para a posição 110º.    “Ainda temos muitas ações  e trabalhos a realizar, mas não podemos esquecer que estamos caminhando, cumprindo com todas as exigências solicitadas e desempenhando a contento as metas que nos são impostas pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e procurando melhorar a cada dia.”

quarta-feira, 23 de maio de 2012

A História das Coisas

Que é História das Coisas ?

Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos.
História das Coisas é um documentário de 20 minutos, direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo.
O “ciclo de vida” dos produtos de consumo é revelado de forma detalhada no documentário americano A História das Coisas. Em um pouco mais de 20 minutos, o vídeo explica as etapas da extração, produção, distribuição, comercialização e descarte dos materiais que compramos diariamente e nem nos damos conta. Apresentando um panorama geral de todo o processo, o documentário relaciona as ações e intenções dos governos, corporações e sociedades e como estas afetam diretamente o meio ambiente, as pessoas e o futuro do nosso planeta.
História das Coisas revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.
Compreenda o seu papel dentro deste sistema e saiba como você pode contribuir para um processo de consumo totalmente novo e bem mais sustentável.


segunda-feira, 21 de maio de 2012

3 de junho: Dia Nacional de Educação Ambiental

Foi sacionada a Lei 12.633, de 14 de maio de 2012, que estabelece o dia 3 de junho como o Dia Nacional da Educação Ambiental.  O primeiro dia a se comemorar já está perto, e pode ser uma boa oportunidade aos projetos e atividades de educadores e educadoras ambientalistas de todo o país!
O que é Educação Ambiental?

A Educação Ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.

A Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies. É preciso considerar que:
- A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital;
- As demais espécies que existem no planeta merecem nosso respeito. Além disso, a manutenção da biodiversidade é fundamental para a nossa sobrevivência;
- É necessário planejar o uso e ocupação do solo nas áreas urbanas e rurais, considerando que é necessário ter condições dignas de moradia, trabalho, transporte e lazer, áreas destinadas à produção de alimentos e proteção dos recursos naturais.

Princípios gerais da Educação Ambiental:

·         Sensibilização: processo de alerta, é o primeiro passo para alcançar o pensamento sistêmico;
·         Compreensão: conhecimento dos componentes e dos mecanismos que regem os sistemas naturais;
·         Responsabilidade: reconhecimento do ser humano como principal protagonista;
·         Competência: capacidade de avaliar e agir efetivamente no sistema;
·         Cidadania: participar ativamente e resgatar direitos e promover uma nova ética capaz de conciliar o ambiente e a sociedade.
A Educação Ambiental, como componente essencial no processo de formação e educação permanente, com uma abordagem direcionada para a resolução de problemas, contribui para o envolvimento ativo do público, torna o sistema educativo mais relevante e mais realista e estabelece uma maior interdependência entre estes sistemas e o ambiente natural e social, com o objetivo de um crescente bem estar das comunidades humanas.
Se existe inúmeros problemas que dizem respeito ao ambiente, isto se devem em parte ao fato das pessoas não serem sensibilizadas para a compreensão do frágil equilíbrio da biosfera e dos problemas da gestão dos recursos naturais. Elas não estão e não foram preparadas para delimitar e resolver de um modo eficaz os problemas concretos do seu ambiente imediato, isto porque, a educação para o ambiente como abordagem didática ou pedagógica, apenas aparece nos anos  80. A partir desta data os alunos têm a possibilidade de tomarem consciência das situações que acarretam problemas no seu ambiente próximo ou para a biosfera em geral, refletindo sobre as suas causas e determinarem os meios ou as ações apropriadas na tentativa de resolvê-los.
As finalidades desta educação para o ambiente foram determinadas pela UNESCO, logo após a Conferência de Belgrado (1975) e são as seguintes:
"Formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas com ele relacionados, uma população que tenha conhecimento, competências, estado de espírito, motivações e sentido de empenhamento que lhe permitam trabalhar individualmente e coletivamente para resolver os problemas atuais, e para impedir que eles se repitam”.

Mais informações:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12633.htm
http://www.mma.gov.br/sitio/index.phpido=conteudo.monta&idEstrutura=20&idConteudo=1069&idMenu=583

Marcando presença 1ª Festa Literária de Monte Alto

Durante a realização da 1ª Festa Literária de Monte Alto, ocorrida de 17 a 20 de maio, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente esteve no evento orientando, doando mudas e guias de arborização urbana para a população que visitou a Festa.
A relação entre as árvores e a população muitas vezes tem sido marcada pela ocorrência de conflitos provocados por falhas passadas no planejamento de plantios e da urbanização. Como exemplos mais típicos podem ser citadas as constantes reclamações quanto a danos em calçadas provocados por raízes ou incompatibilidades surgidas entre galhos e redes de transmissão. O resultado das disputas usualmente tem sido desfavorável às árvores, resultando em podas danosas e retiradas desnecessárias.
A arborização exerce papel de vital importância para a qualidade de vida nos centros urbanos. Por suas múltiplas funções, a árvore urbana atua diretamente sobre o clima, a qualidade do ar, o nível de ruídos e sobre a paisagem, além de constituir refúgio indispensável à fauna remanescente nas Cidades.
Segundo alguns estudos, através da redução da incidência direta da energia solar e do aumento da umidade relativa do ar, a arborização pode contribuir para a redução de até 4º C de temperatura, contribuindo decisivamente para atenuação das chamadas ilhas de calor, áreas de ocorrência das temperaturas mais elevadas durante o dia, especialmente nas zonas de maior poluição do ar.
Ainda com respeito à poluição, pode-se dizer que a retenção de poluentes, o consumo do gás carbônico e a produção de oxigênio contribuem para a melhoria da qualidade do ar. Além disto, as cortinas vegetais são capazes de diminuir em cerca de 10% o teor de poeira e obstruir a propagação do som, resultando na redução do nível de ruído.
 Durante a Feira, foram distribuídos mais de 200 guias de "Arborização Urbana: Plante esta Idéia!" e aproximadamente 80  mudas próprias para plantio em calçadas.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Secretarias de Obras e Meio Ambiente participam de Fórum sobre Resíduos de Construção Civil


A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) realizou, no dia 17 de maio, o Fórum “Resíduos da Construção Civil: Soluções e Oportunidades” na Assembléia Legislativa de São Paulo.
Voltado para gestores municipais e de órgãos públicos, legisladores, além de profissionais atuantes na área de construçao civil, o objetivo do evento foi incentivar a implantação da correta gestão dos resíduos da construção por parte dos municípios, geradores, transportadores, áreas de beneficiamento e destinação.
A nova legislação estipula metas para os diferentes setores darem destinação adequada a seus resíduos, incluindo no caso do setor da construção metas para que os municípios implantem áreas de transbordo e triagem, recicladoras e aterros para receber os resíduos inertes da construção.
Estiveram presentes no Seminário, representando a Secretaria de Obras, o engenheiro civil Jair Duran e a arquiteta Dalissa Garbin e representando a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a educadora ambiental Eliane Camilo.  “Políticas públicas e responsabilidades dos agentes envolvidos”, “Gestão de resíduos pelos grandes geradores” e “Áreas de destinação e reciclagem de resíduos da construção” foram alguns temas discutidos durante o fórum.
A Política Nacional do Resíduos Sólidos (Lei Federal 12305/ 2010), prevê a introdução da responsabilidade compartilhada na legislação brasileira, envolvendo sociedade, empresas, prefeituras e governos estaduais e federal na gestão dos resíduos sólidos. Estabelece, ainda, que as pessoas terão de acondicionar de forma adequada o lixo para o recolhimento do mesmo, fazendo a separação onde houver a coleta seletiva. A indústria de reciclagem e os catadores de material reciclável devem receber incentivos da União e dos governos estaduais.
Os municípios brasileiros só receberão dinheiro do governo federal para projetos de limpeza pública e manejo de resíduos sólidos depois de aprovarem planos de gestão. Terão prioridade no financiamento federal os consórcios intermunicipais para gestão do lixo. "Precisamos mudar nossa concepção e deixar de pensar em entulho ou "lixo" e sim, passarmos a pensar em "resíduos" e "rejeitos", ou seja, transformar e reaproveitar todo tipo material, inclusive estabelecendo normativas quanto aos setores envolvidos. "O desafio é grande e é de todos nós, uma vez que a legislação prevê a responsabilidade compartilhada, ou seja, todos são responsáveis pela correta destinação final dos resíduos, inclusive o cidadão", ressaltou Eliane.
Mais informações:

terça-feira, 8 de maio de 2012

Coleta Seletiva será tema de trabalho da EMEF Prof. Norival Mendes



A educadora ambiental Eliane Camilo, esteve na manhã do dia 08, a convite da diretora Claudia Maria Miranda na EMEF Prof. Norival Mendes para uma palestra com os alunos do Ensino Fundamental. A escola desenvolverá junto aos alunos do Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) um trabalho sobre a destinação correta dos resíduos sólidos.
Serão desenvolvidos várias atividades durante o ano letivo enfocando a destinação correta dos resíduos,  a coleta seletiva e o reaproveitamento de material. Foram mostrados os tipos, a classificação  e a  destinação correta dos resíduos, inclusive mostrando como é a estrutura de um Aterro Sanitário Controlado.  Os adolescentes foram orientados e tiraram suas dúvidas sobre a importancia dos 4Rs: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Foram escolhidos três alunos por série, dos dois períodos que serão os multiplicadores na escola e sempre que necessário serão acompanhados e orientados pela equipe da Prefeitura.
Dentro desta temática muitos trabalhos interessantes poderão aparecer e serão ampliados para bairros do entorno da escola, uma vez que os adolescentes serão os multiplicadores e difusores dos conceitos aprendidos.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, sempre que solicitado vai até nossas escolas para auxiliar no desenvolvimento de temáticas ambientais, principalemnte aquelas que visam a modificação comportamental, como é o caso deste projeto e coincide com a implantação da coleta seletiva no município.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Distribuição de Mudas de Árvores no Circuito SESC das Artes

Na abertura dos festejos de aniversário de 131 anos de nossa cidade, no Circuito SESC de Artes, na Praça das Bandeiras,  a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente esteve presente orientando e distribuindo aproximadamente 100 mudas de árvores próprias para arborização urbana, produzidas no viveiro municipal.
Apesar dos inúmeros benefícios que as árvores proporcionam, há uma série de fatores que dificultam o seu pleno desenvolvimento, sendo a convivência com tais fatores um grande desafio – como a fiação elétrica, por exemplo.
A equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente desenvolveu o “Guia de Arborização Urbana : Adote esta idéia!” no intuito de apresentar a população monte altense os benefícios da arborização urbana, buscando mostrar conhecimentos e informações técnicas de uma maneira simples, alternativas e medidas adequadas para o convívio com esse bem precioso que são as árvores.  
Os guias de arborização estão disponíveis na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e qualquer interessado pode retirá-los.
Informações:    32443113 – ramal 3149
                       http://www.agrimambmontealto.blogspot.com.br

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Escolas visitam as Estações de Tratamento de Água e Esgotos da SABESP

A parceria entre SABESP e Prefeitura Municipal se repetiu em 2012, para as comemorações do Dia Mundial da Água. Foram realizadas visitas aos  órgãos de imprensa escrita e participações nas rádios locais  pela educadora ambiental Eliane Camilo e José Augusto Nascibem (SABESP).


Durante a  Semana de Água, aproximadamente oitocentos alunos visitaram  as Estações de Tratamento de Esgoto e Estação de Tratamento de Água de nossa cidade.  Foram recebidos alunos do Ensino Infantil e Fundamental municipais, as escolas SESI, APAE , Anglo e alunos da cidade de Embaúba. Foram visitados, ao longo desta  semana por  aproximadamente 800 alunos das escolas da cidade, foram 13 turmas na ETE Turvo e o restante na ETA Monte


 
Foi uma semana de muito trabalho, porém vale à pena ver no rosto dos alunos a satisfação de estarem conhecendo algo novo na Sabesp, ressaltou Luciano Rizzati, técnico da Sabesp, responsável pela recepção e orientação dos alunos nas dependências da SABESP.