quarta-feira, 1 de junho de 2011

O Centro de Triagem de Resíduos Recicláveis virando realidade!

A destinação do lixo é, sem dúvida, um problema que exige posicionamento do governo. Porém, não é possível nem viável deixar apenas nas mãos da administração pública a missão de encontrar soluções. Entendemos que a prefeitura tem obrigação de implantar a coleta seletiva, incentivar cooperativas de catadores e de reciclagem, promover a educação ambiental, etc.
Mas, de nada adianta uma cidade adotar um sistema eficiente de reciclagem de resíduos se cada morador não fizer a sua parte. A mudança cultural é necessária para que cada cidadão se coloque como parte do problema e também como parte da solução. Segundo o Ibope, 92% dos cidadãos concordam que separar o lixo para a reciclagem é uma obrigação da sociedade, mas só 30% fazem isso.


Dando continuidade aos trabalhos de formalização e atendendo a mais um convite da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, no dia 31 de maio o técnico do SEBRAE Elinton Silvério, esteve nas dependências do Anfiteatro Municipal dando maiores detalhes de funcionamento e legalidade da cooperativa. Vale ressaltar que esta reunião, em virtude de agenda, foi realizada durante o dia, o que diminuiu um pouco o número de participantes. A grande maioria neste horário se encontra fazendo a coleta dos resíduos recicláveis pela cidade. Destacamos também a presença o Sr. Laércio Madeira que também acompanha este processo de formalização e buscará nos auxiliar dando suporte necessário para agilizar informações sobre os programas do Banco do Brasil e tratar da regularização e situação junto à Receita Federal da documentação dos recicladores que se cadastrarem.
Estiveram presentes 15 recicladores que levaram suas dúvidas e falaram um pouco sobre sua experiência e as maiores dificuldades. Estamos na fase de cadastramento dos futuros cooperados e este procedimento se estenderá por mais alguns dias para que diagnosticadas a situação de cada um, busquemos as parcerias necessárias nas áreas envolvidas, como é o caso da Secretaria de Assistência Social e Saúde, em alguns casos.

Nenhum comentário: