sexta-feira, 10 de junho de 2011

Cadastramento dos Futuros Cooperados do Centro de Triagem

Na noite do dia 09 de junho, a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente esteve mais uma vez reunida com os recicladores de nosso município. Como acontece em todas as reuniões, mais recicladores chegam querendo se juntar e pertencer a Cooperativa.

O incentivo à coleta seletiva é uma das maneiras mais eficazes de tratar a destinação do lixo, porque reduz sensivelmente a quantidade de materiais que não se decompõem facilmente na natureza. O plástico, por exemplo, representa 15% do lixo urbano e uma garrafa PET pode demorar 500 anos para se degradar; o papel, quase 30% e, se tiver tinta, pode levar 50 anos para se decompor. Falando em grandes cidaes, podemos citar o exemplo da cidade de São Paulo que recicla menos de 4% de todo o lixo produzido. O Brasil aproveitou apenas 11% de todo o lixo gerado em 2005, segundo o Cempre (Compromisso Empresarial pela Reciclagem). Em Nova York, 18% são reciclados. É muito pouco, considerando que a capacidade mundial de produzir lixo aumenta drasticamente a cada dia.
Este cenário reflete a mudança de hábitos da população das últimas décadas. Ao mesmo tempo em que o estilo de vida moderno privilegia o conforto, a conveniência e a praticidade, também estimula a indústria a desenvolver produtos menores e com embalagens descartáveis. E são estes os grandes responsáveis pelo aumento do volume de lixo produzido nos centros urbanos.


A Prefeitura de Monte Alto está diante de um grande desafio: a cooperativa de recicladores. Se não dermos o incentivo e o apoio necessário, não conseguiremos colocá-la em funcionamento, pois em virtude de experiências sem sucesso do passado, alguns recicladores olham com desconfiança a nova formalização. Os equipamentos vieram do FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição) da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e as instalações estão quase que finalizadas, devendo ser inaugurada no final do mês de junho.

Estamos com 34 (trinta e quatro) recicladores autônomos cadastrados e todos passarão por capacitação. Só poderão fazer parte da cooperativa aqueles que fizerem parte do processo de formalização, incluindo a capacitação. Queremos que todos sejam capazes de gerir e entender o funcionamento, inclusive elaborando o Estatuto da Cooperativa.

Nenhum comentário: