Na manhã desta segunda-feira, 20 de junho, a Prefeita Sílvia Meira participou de um plantio em uma Área de Proteção Permanente (APP) degradada situada no Jardim Bom Retiro, juntamente com a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, alunos e professoras da EMEB Profª Maria App. Olivério Tiezerini.
Antes do plantio, o Interlocutor do Município Verde Azul, Enio Murakami explicou aos alunos que próximo ao local existe uma nascente e, em virtude disso existe a necessidade de vegetação ao redor do local para protegê-la, que é a mata ciliar. Com o avanço da ocupação na cidade, alguns destes locais foram gradativamente sofrendo degradação. Algumas pessoas tem o péssimo hábito de jogar lixo nesta área e faz com que constantemente tenhamos todos os malefícios de locais que possuem lixo a céu aberto (queimadas, ratos, escorpiões, etc). Pelas próprias características do solo, somos propensos ao aparecimento e aumento de erosões em alguns pontos do município. A área foi limpa pelos funcionários a prefeitura, recebeu alambrado para inibir a invasão e que continuem fazendo dali um depósito de lixo.
A escolha da escola foi proposital, pois alguns dos alunos fazem parte da comunidade. Ações como estas são muito importantes, pois mostramos a degradação e apontamos a solução e o que deve mudar em relação aquela área, sabendo que ali é parte da paisagem e um importante fator para manter o avanço da erosão e controlá-la, explicou a educadora ambiental Eliane Camilo.
"Muitas ações como esta estarão acontecendo, mas elas tem que ser planejadas e com critérios. Levamos crianças e toda a ação existe um trabalho da equipe das Secretarias de obras e Meio Ambiente que preparam a área e cuidam da segurança e a Secretaria de Educação que trabalha educação ambiental constantemente com nossas crianças", ressaltou a prefeita Sílvia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário