Na quarta (22), no anfiteatro, estiveram reunidos os novos membros do COMDEMA, para posse e a eleição nova Diretoria. Esteve presente na posse dos Conselheiros o Vereador Carlos Alberto de Alencar, a Séc. de Negócios Jurídicos Drª Cristina Zaupa , da Secretaria de Meio Ambiente o Interlocutor do Município Verde Azul Enio Murakami, e a Assessora Técnica e Educadora Ambiental Eliane Dias Camilo, o gerente da Sabesp Alípio de Almeida Filho, professores e representantes da sociedade Civil convidados.
O COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) foi instituído pela Lei Municipal n. º 2.377 de 06 de dezembro de 2005 pelo então Prefeito Gilberto Morgado. O COMDEMA é composto por representantes dos Órgãos Públicos e entidades representando a Sociedade Civil Organizada. O Conselho é de caráter consultivo, deliberativo e recursal e de acordo com a Lei Municipal n.º Lei nº 2.723, de 28 de setembro de 2.010, sua composição passou a ser paritária, ou seja, metade representando o Poder Público e a outra metade a Sociedade Civil. O Conselho Municipal de Meio Ambiente é a décima Diretiva do Projeto Município Verde Azul da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.As questões ambientais não podem ser tratadas de maneira isoladas, sem se atentar para os aspectos econômicos e sociais, bem como para os conflitos existentes nas relações entre seus diversos setores.
Grande parte da população não associa os seus problemas cotidianos com a degradação do meio ambiente, nem se sentem envolvidos nesse processo. Essa dissociação entre a percepção ambiental individual e coletiva gera ainda nos dias de hoje a atribuição de um caráter de superfluidade à questão que cada dia se torna mais vital à nossa sobrevivência. Faz-se importante frisar que os conselheiros são representantes de órgãos públicos e de entidades da sociedade civil.
Outro fator importante na implementação de ações no sentido da estruturação do município na área ambiental foi a regulamentação do FUMDEMA ( Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente), específico para receber o repasse dos recursos provenientes da cobrança das multas relativas às infrações e de projetos que podem ser apresentados e aprovados em órgãos ambientais para captação de recursos.
Foram eleitos pelos demias conselheiros para o Biênio de 2011:
Presidente: Alípio de Almeida Filho, representando a SABESP
Vice-Presisente: Eliane Dias Camilo, representando a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente;
Tesoureiro: Luiz Alberto Momesso, representando a OAB e
Secretário: Enio Massahiro Murakami, representando a Associação Ecológica Pé da Serra.