segunda-feira, 2 de maio de 2011

Reunião com Proprietário de Supermercado:Eliminar o Uso das Sacolas Plásticas

No dia 29 de abril estiveram reunidos representantes de Supermercados instalados em nosso município para debater a substituição do uso de sacolas plásticas derivadas de petróleo. Participaram da reunião a Educadora Ambiental Eliane Camilo, o interlocutor do Município Verde Azul Enio Murakami, o Diretor de Indústria e Comércio Marcelo Augusto, Dorival Madeu (Supermercado Paulista), Alessandro Araújo (Supermercado Português), José Renato Leoni ( Supermercado Sempre Tem), Giselda Zanetti (Supermercado Cojiba) e Rogério Noda (Supermercado Novo Bela Vista). Foram sentidas as ausências dos representantes dos Supermercados Carrefour, Dia e Boa Vista.
Visando minimizar os impactos causados pelo uso excessivo das sacolas plásticas, que já era contemplada no Plano de Gestão estabelecido na atual administração, o Governo do Estado de São Paulo está para firmar um acordo juntamente com as APAS (Associação Paulista de Supermercados) para eliminação do uso de sacolas plásticas derivadas do petróleo até 2012. Esse acordo veio de encontro aos anseios e reforça a necessidade de firmarmos uma parceria com os supermercados locais para começarmos trabalhar esta questão e sairmos na dianteira evitando punições mais severas impostas por legislação municipal, como acontece em alguns municípios que proibiram, inclusive com multas para quem descumprir a determinação.
No dia 14 de junho de 2010 foi aprovada a Lei Municipal de nº 2.684, de autoria do vereador Carlos Alberto de Alencar que cria o atendimento preferencial em supermercados que tenham mais de dois caixas para quem possui embalagens retornáveis (ecobags, carrinhos de feira, etc). O intuito da lei é educar e não punir, pois dá vantagem na hora de passar as compras no supermercado sem enfrentar filas quem as possui e o supermercado que não cumprirem esta determinação podem sofre sanções.
Os representantes dos supermercados apoiaram a iniciativa e a partir do mês de junho, mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente os consumidores já terão novidades quanto às sacolas. Foram apresentados dois modelos de sacolas tanto de pano quanto sacolas confeccionadas a partir de fibras vegetais, uma vez que as mesmas se decompõe e não causam dano ao meio ambiente Vale ressaltar que a Prefeitura de Monte Alto fará intensa campanha para que mais este objetivo seja alcançado e tenhamos cada vez mais cidadãos conscientes até a eliminação do uso das sacolas quase que na totalidade evitando desta forma que elas causem mais danos ao meio ambiente.

Nenhum comentário: