terça-feira, 1 de março de 2011

Participação no "I Encuentro CAP3 De La Cuenca Del Plata"



Dos dia 22 a 25 de fevereiro de 2011 a Educadora Ambiental Eliane Camilo esteve participando do “I Encuentro CAP3 de La Cuenca Del Plata” no Centro de Saberes e Cuidados e Socioambientais da Bacia do Prata. O encontro aconteceu nas dependências do Parque Tecnológico Itaipu e contou com a presença de Técnicos e Educadores Ambientais dos 5 (cinco) países pertencentes a Bacia do Prata (Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai). Foram escolhidos 30 (trinta) representantes de cada país, educadores ambientais que já desenvolvem trabalhos socioambientais e escolhidos pelos representantes das instituições que são ligados. No caso, a educadora Eliane foi indicado pelo CESCAR – Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região, cuja mantenedora é a UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos e está ligado ao Ministério do Meio Ambiente através de convênio pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente. Vale ressaltar que a Prefeitura de Monte Alto é uma das instituições parceiras do CESCAR, assim como a Associação Ecológica Pé da Serra e o Sítio dos Eucaliptos.
O Centro de Saberes nasceu de uma parceria da Itaipu com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e o Comitê Intergovernamental Coordenador dos Países da Bacia do Prata (CIC). O Centro entrou em atividade em 2007 e é um espaço destinado à difusão de conhecimento científico e popular como meio de promoção do desenvolvimento sustentável.
É uma forma inovadora de sensibilizar a humanidade a respeito da necessidade de conciliar o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. A proposta do Centro tem cinco diretrizes: a água como tema integrador; a Bacia do Prata como território operacional; o pensamento ambiental como marco conceitual das ações; a educação ambiental como elemento capaz de mobilizar a sociedade; e a construção coletiva de conhecimentos, ações e organização.
A principal metodologia do Centro para a divulgação dos saberes ambientais consiste nos Círculos de Aprendizagem Permanente (CAPs). O objetivo é formar cidadãos que vivem na Bacia do Prata, por meio de processos educativos que contemplem os princípios e valores dos documentos planetários para um futuro sustentável. A cada nível, os participantes multiplicam os conhecimentos por meio do efeito mandala. A missão do Centro é contribuir com ações de educação regional para responder aos desafios socioambientais globais, regionais e locais, em sintonia com documentos planetários, para construir um futuro sustentável no território pratense.

CAPs brasileiros

Nenhum comentário: