Em uma parceria da _Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e SABESP o Dia Mundial da Água foi comemorado em nossa cidade. Os órgãos da imprensa escrita e falada foram visitados pelos representantes Eliane Camilo (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente) e José Augusto Nasciben (SABESP) chamando atenção para uma reflexão mais que necessária sobre um dos bens mais preciosos do Planeta. No período da tarde um grupo de formadores de opinião foi recepcionado na sede SABESP para conhecer o Sistema de captação de nossa cidade.
Nosso planeta tem cerca de dois terços só de água. Pela lógica, parece haver água sobrando para a população, não é? Parece um absurdo falar em crise da água?
Vamos aos fatos: 97% da água do planeta são água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta. Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra.
Some-se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios - o que é fatal para os peixes. A pouca água que existe fica ainda mais comprometida. Isto exige a construção de estações de tratamento de esgoto e dessalinização, por exemplo. E exige mudança de hábitos para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades. O Dia Mundial da Água é realizado anualmente em 22 de Março e foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como forma de concentrar a atenção sobre a importância da água doce e defender o manejo sustentável desta. A cada ano, no Dia Mundial da Água, é destacado um aspecto específico da água doce. O tema deste ano é água para as cidades: responder ao desafio urbano, incentivar os governos, organizações, comunidades e indivíduos a participarem ativamente na resolução do desafio da gestão das águas urbana
Visita à sede da SABESP
Nenhum comentário:
Postar um comentário