quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Interdisciplinaridade: Educação Ambiental com arte.

Durante o ano de 2013, a EMEB “Prof. Norival Mendes” recolheu lixo eletrônico nas campanhas em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e posteriormente encaminhados para empresa recicladora.
O Lixo eletrônico também foi utilizado em um projeto nas aulas de Arte Contemporânea, ministrada pelo professor André Luiz Costa junto aos alunos do Ensino Fundamental II.
Os alunos conheceram o artista italiano Caravaggio e uma de suas obras intitulada “Medusa” que  foi alvo  de estudo do artista brasileiro Vik Muniz que fez uma releitura da referida obra utilizando materiais diversos, inclusive material orgânico e descartável.
Medusa: releitura dos alunos da EMEB "Prof. Norival Mendes"
Nas aulas, o professor levou os alunos a fazerem uma releitura da obra com lixo eletrônico (fios, peças de computador, celulares, máquinas fotográficas) e materiais descartáveis do tipo câmera de ar, papel, galhos de árvores e até mesmo macarrão e sementes.
A obra foi exposta a todos os alunos e professores da escola mostrando a riqueza da interdisciplinaridade e da contextualização.
“Iniciativas como esta são importantes, pois mostram que a educação ambiental pode estar inserida em qualquer assunto abordado nas escolas, basta a sensibilidade do educador para introduzir o tema ao assunto que está sendo proposto”, acrescentou a Eliane Camilo, que esteve no local para conhecer a obra de arte.
Conhecendo a Obra Original:
Medusa é uma pintura a óleo sobre tela montada sobre madeira, de Michel Angelo Merisi da Caravaggio, também conhecido apenas como Caravaggio. Duas versões foram pintadas, a primeira em 1596 e outra presumidamente em 1597.
Releitura de Vik Muniz:
Vik Muniz, é um artista plástico brasileiro radicado em Nova York, que faz experimentos com novas mídias e materiais. Foi aluno da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), onde frequentou aulas do curso de Publicidade e Propaganda.Suas obras são feitas normalmente de coisas que nem imaginamos , como lixo reciclável .
Seu processo criativo consiste em criar desenhos, pinturas e colagens com materiais inusitados e, depois, fotografá-los. Ele uniu as diferentes linguagens artísticas para recriar figuras referentes tanto ao cotidiano, como à História da Arte.
Ele recria grandes obras da pintura, como Monalisa, Narciso, Saturno devorando um de seus filhos, Medusa e inúmeras outras obras consagradas.
 
Conta a lenda que Medusa, uma das três irmãs Górgonas  (as outras duas eram: Esteno e Euríale), petrificava com o olhar todo aquele que olhasse para ela, mas o herói Perseu usou um artifício para enganá-la. Assim que se aproximou do monstro, usou o seu escudo como espelho. Medusa, ao ver seu rosto refletido no escudo, ficou transtornada diante de tamanha aberração, lançando um grito dilacerante. Uma vez hipnotizada, Perseu cortou-lhe a cabeça com a espada de um só golpe, mas que ainda continuou consciente. A seguir, tomou a cabeça da besta mitológica e a colou num escudo, como arma, pois seu olhar serviria para transformar os inimigos em pedra.

Nenhum comentário: