quinta-feira, 21 de março de 2013

Participação na Semana Educativa da EMEF Dr.ª Rita S. Mattos

Durante a "Semana Educativa" em homenagem à patronesse "Dr.ª Rita Schlithler de Mattos", na quinta-feira, dia 21, a educadora ambiental Eliane Camilo esteve fazendo palestras sobre o tema "Resíduos Sólidos" para alunos do 7º e 8º ano nos períodos da manhã e tarde.

A escola é um instrumento de conscientização e fundamental na produção de conhecimento e na preocupação na formação de indivíduos capazes de entender e ser responsável pelo meio ambiente em que vivem. As soluções para os problemas causados pelos resíduos sólidos são complexas. Os resíduos sólidos possuem uma grande diversidade de materiais, o que leva a necessidade de soluções heterogêneas, específicas e satisfatórias para cada um. Com a educação ambiental as crianças e adolescentes têm a possibilidade de promover mudanças no seu comportamento e influenciar outras pessoas em relação aos problemas ambientais. Um desses problemas é proveniente da geração, descarte e disposição inadequada dos resíduos sólidos, e conseqüentemente, afetados pelo modo de consumo que vem aumentando significativamente o descarte de resíduos potencialmente recicláveis, exigindo, portanto, implantação de políticas públicas voltadas aos programas de coleta seletiva junto às comunidades. 
Nesse caso, a proposta de inserir a educação ambiental com questões referentes a mudança de comportamentos dos alunos em relação ao lixo escolar, é uma ação educativa que visa investir na mudança de pensamento e comportamento, como um elo para trabalhar a transformação da consciência ambiental, considerando que, a solução de problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade. O objetivo principal da palestra  resíduos sólidos é analisar e fornecer informações qualitativas, conscientizadoras e sensibilizadoras aos alunos da escola, sobre a importância da segregação dos resíduos sólidos gerados, tendo como conseqüência a melhoria de vida de toda a comunidade e discutir como a proposta de educação ambiental no âmbito escolar pode mudar o comportamento dos alunos e influenciar no meio em que vivem.
É uma questão de cidadania e de preocupação com o estilo de vida que temos hoje em relação ao meio ambiente. O que queremos ser nos próximos anos e séculos dependerá de nossa atitude hoje como indutora de mudanças futuras na condição humana e no modo de viver e pensar a sociedade em escala local, nacional e global, sabendo que interferência uma terá na outra e teremos um efeito multiplicador no sentido de preocupação sócio-ambiental em diferentes níveis e escala social.

Mais informações: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm
                           http://www.infoescola.com/ecologia/definicao-de-residuos-solidos/
                           http://www.aedb.br/seget/artigos07/407_Artigo_Residuos%20Solidos%20Municipais.pdf             

Nenhum comentário: