A ausência de informações acerca das questões ambientais que afetam uma comunidade, na maioria das vezes é a principal causa da apatia coletiva. Fato este que se reflete no comportamento impactante da população sobre os recursos naturais e a não valorização dos serviços socioambientais ofertados pelo poder público.
A educadora ambiental Eliane Camilo, esteve na sexta feira, dia 17 de agosto, junto aos alunos do Conexão Jovem Aprendiz Rural, orientando a elaboração do Mapa Verde dos bairros do entorno da escola(Bandeirantes, Centenário, Vale do Sonho e Jardim Bela Vista do Mirante).
O Mapa verde objetiva a construção de um novo olhar sobre o ambiente, a começar pelo reconhecimento da importância dos dados sociais, culturais, econômicos, ambientais e históricos da comunidade e suas relações com o cotidiano. Por meio do mapa verde é possível identificar os problemas e pensar em suas soluções. Através dessa metodologia é possível firmar parcerias únicas dentro das comunidades, pois o mapa verde documenta e promove o meio ambiente local. Todos os Mapas Verdes são feitos por pessoas que vivem ou trabalham na comunidade mapeada.
O projeto está sob a responsabilidade professora Dr.ª Eloiza Santana Seixas Victória e a intenção é promover “ação cidadã” junto aos alunos. Neste primeiro momento, os alunos farão o mapeamento e o levantamento dos principais problemas ambientais. A seguir, farão um trabalho de orientação junto aos moradores, tendo como foco, neste primeiro momento, a arborização urbana. Com este mapeamento, poderão atuar de forma mais pontual, pois terão o diagnóstico das principais deficiências ambientais locais.
“Pretendemos ao final desta atividade, contribuir para a transformação do ambiente baseado num trabalho cooperativo e solidário, que promova o diálogo entre comunidade e escola". Vale ressaltar que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está a disposição para orientar e ser parceira de todas as escolas e ou associações de bairro que queiram realizar projetos de educação ambiental junto à sua comunidade”.
Mais inbformações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário