Estruturar o sistema de gestão ambiental municipal é um grande desafio. É através da AGENDA AMBIENTAL LOCAL que o município poderá desenvolver seu planejamento para o futuro. Os municípios são a esfera pública mais próxima do cidadão e a que mais tem avançado na democratização do processo decisório sobre a gestão do seu território a das demais políticas públicas.
Na tarde do dia 04 de julho, foi inaugurado o Centro de Educação Ambiental que funcionará no Viveiro de Mudas Municipal. Visando dar suporte aos conteúdos trabalhados nas escolas, pretende-se também um local para que crianças e adolescentes tenham contato direto com a natureza, uma vez que ainda teremos transformações e adaptações para atender a demanda escolar. Transformando o viveiro em um espaço educador possível, os alunos e professores terão a possibilidade de tomarem consciência das situações que acarretam problemas no seu ambiente próximo ou para a biosfera em geral, refletindo sobre as suas causas e determinarem os meios ou as ações apropriadas na tentativa de resolvê-los. A Educação Ambiental é um componente essencial no processo de formação e educação permanente, com uma abordagem direcionada para a resolução de problemas, contribui para o envolvimento ativo do público, torna o sistema educativo mais relevante e mais realista e estabelece uma maior interdependência entre estes sistemas e o ambiente natural e social, com o objetivo de um crescente bem estar das comunidades humanas.
O local também servirá para dar mais dinâmica ao Projeto “Arborização Urbana: Plante esta idéia!” que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente desde o começo desta administração. Em vários eventos tem ocorrido a distribuição de mudas próprias para arborização urbana, juntamente com os guias de arborização urbana - elaborado e confeccionado pela equipe da Secretaria. Foram distribuídas mais de 2000 mudas próprias para a arborização urbana, na campanha da Fraternidade no ano passado e em todas as feiras e eventos ocorridos nas praças da cidade, além dos munícipes que se dirigem ao viveiro. Estamos produzindo uma média de 2000 mil mudas mensalmente que são destinadas tanto a recomposição vegetal em áreas públicas degradas como para arborização urbana de calçadas e áreas verdes, assim como também atendendo a demanda de pequenos produtores rurais para a recomposição de mata ciliar e florestal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário