Monte Alto recebeu, pela segunda vez consecutiva, o selo Município Verde Azul da Secretaria do Estado de São Paulo. O certificado garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, com o governador Geraldo Alckmin, divulgaram na segunda-feira, 2 de abril, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o ranking ambiental dos municípios paulistas de 2011. Os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município Verde Azul. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente. Dos 645 municípios do estado que participaram do programa e foram avaliados pela equipe do Município Verde Azul, ao todo 158 foram certificados e alcançaram médias acima de 80 – em uma avaliação que varia de zero a 100.
Estiveram presentes na premiação, representando a Prefeita Silvia Meira, a Diretora de Educação Mônica Hernandes Duran e a interlocutora municipal do Programa, Eliane Camilo. Monte Alto manteve a certificação Verde Azul para nosso município.
A classificação do município ficou abaixo do esperado, uma vez que contávamos com um índice maior na questão de Esgoto Tratado, cuja nota é lançada pela CETESB e é de responsabilidade do serviço prestado pela SABESP. A prefeitura já entrou em contato com a SABESP para que verifique na CETESB o porquê de nosso índice não ter evoluído com a operação das duas ETEs, já que era para estarmos com uma nota no mínimo igual ou superior a 9 neste item. “Em uma disputa entre municípios, qualquer ponto perdido, influi no ranking final. Agora, aguardamos a SABESP verificar na CETESB esse baixo índice registrado e solicite a correção no mesmo - desta forma ainda podemos subir algumas colocações na classificação final.” – ressaltou a interlocutora Eliane.
maiores informações: http://www.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul/munCert2011.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário