Quatorze cidades estiveram presentes na 5ª Conferência Intermunicipal de Educação e Cultura da AGCIP em parceria com a Prefeitura Municipal, no Teatro Muncipal, realizada dia 27. Além do Município anfitrião, marcaram presença: Américo Brasiliense, Ariranha, Araçatuba, Barretos, Cosmorama, Jaboticabal, Monte Azul Paulista, Novo Horizonte, Pontal, São Carlos, Serra Azul, Sertãozinho e Vista Alegre do Alto.
Para os trabalhos foram formados três GTs para discussão, além da observação das demandas já existentes, foram levantadas outras necessidades. O resultado dessa discussão originou um documento, entregue ao final do evento, para o deputado estadual e presidente da Comissão de Educação e Cultura do Estado, Simão Pedro, que se comprometeu em apresentar as problemáticas na Assembléia Legislativa do Estado de SP.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente se fez presente, representada pela assessora técnica Eliane Camilo, que destacou em suas falas a preocupação com o meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida, como um possível campo do trabalho pedagógico e como a Educação Ambiental pode contribuir para engendrar mudanças culturais e sociais necessárias em nosso planeta. A perspectiva crítica e emancipatória da EA deflagra processos nos quais a busca individual e coletiva por mudanças culturais e sociais estão dialeticamente indissociadas, contribuindo para mudanças de valores e atitudes, formando assim um sujeito ecológico. Valores estes, que guiam as decisões sociais e reorientam os estilos de vida coletivos e individuais.
Dentro deste contexto, a sugestão foi aceita na proposta final, uma vez que a EA tem dado uma importante contribuição, na medida em que gera conhecimentos, ações e reflexão crítica, influenciando a transformação da realidade e conduta das pessoas. A EA desperta a comunidade para o seu importante papel no processo de ordenamento e a necessidade de engajamento na gestão ambiental dos municípios.
Fontes: http://www.agcip.org.br/