segunda-feira, 30 de abril de 2012

Educação Ambiental entrou na pauta da 5ª Conferência de Educação e Cultura

Quatorze cidades estiveram presentes na 5ª Conferência Intermunicipal de Educação e Cultura da AGCIP em parceria com a Prefeitura Municipal, no Teatro Muncipal, realizada dia 27. Além do Município anfitrião, marcaram presença: Américo Brasiliense, Ariranha, Araçatuba, Barretos, Cosmorama, Jaboticabal, Monte Azul Paulista, Novo Horizonte, Pontal, São Carlos, Serra Azul, Sertãozinho e Vista Alegre do Alto.
Para os trabalhos foram  formados três GTs para discussão, além da observação das demandas já existentes, foram levantadas outras necessidades.  O resultado dessa discussão originou um documento, entregue ao final do evento, para o deputado estadual  e  presidente da Comissão de Educação e Cultura do Estado, Simão Pedro, que se comprometeu em apresentar as problemáticas na Assembléia Legislativa do Estado de SP.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente se fez presente, representada  pela assessora técnica Eliane Camilo, que destacou em suas falas a preocupação com o meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida, como um possível campo do trabalho pedagógico e como a Educação Ambiental  pode contribuir para engendrar mudanças culturais e sociais necessárias em nosso planeta.  A perspectiva crítica e emancipatória da EA deflagra processos nos quais a busca individual e coletiva por mudanças culturais e sociais estão dialeticamente indissociadas, contribuindo para mudanças de valores e atitudes, formando assim um sujeito ecológico. Valores estes, que guiam as decisões sociais e reorientam os estilos de vida coletivos e individuais.
Dentro deste contexto, a sugestão foi aceita na proposta final, uma vez que a EA tem dado uma importante contribuição, na medida em que gera conhecimentos, ações e reflexão crítica, influenciando a transformação da realidade e conduta das pessoas. A EA  desperta a comunidade para o seu importante papel no processo de ordenamento e a necessidade de engajamento na gestão ambiental dos municípios.



Fontes: http://www.agcip.org.br/

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Projeto “Planeta Hutchinson: Um Mundo Sustentável” mais uma vez é sucesso na cidade

O projeto “Planeta Hutchinson – Um Mundo Sustentável”, uma parceria da HBA Hutchinson Brasil Automotive com a Belini Cultural e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, aconteceu de 16 a 25 de abril de 2012.
Este projeto vem a nossa cidade pelo terceiro ano consecutivo e tem feito muito sucesso entre as crianças e professores que participaram do evento. “A Filosofia da Hutchinson é trabalhar com sustentabilidade e uma das ações da empresa é o desenvolvimento de um projeto ambiental voltado à formação das crianças, visando um mundo bem melhor”, segundo Celso Franciosi, vice-presidente da empresa. Afirmou ainda, que a Hutchinson, além de não poluir, tem uma preocupação muito grande em cuidar do meio ambiente, por isso a empresa faz investimentos constantes nos processos industriais e na gestão ambiental.
A empresa realiza outras ações concretas que visam a sustentabilidade, entre elas, a reciclagem de 50 toneladas de borracha por mês, que antigamente enram destinadas a aterros industriais, bem como a redução de 50% no consumo de água nos últimos 3 anos.
Neste ano foram atendidas cerca de 2.700 (duas mil e setecentos) crianças das Escolas da Rede Municipal de Ensino, APAE e SESI.
 

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Prefeita participa de documentário sobre Sustentabilidade da HBA Hutchinson

No último dia 20 de abril, a Prefeita Sílvia Meira recebeu representantes da HBA Hutchinson Brasil SA  para participação na filmagem de um documentário sobre as ações de sustentabilidade que vêm sendo desenvolvidas pela empresa.
Na oportunidade a Prefeita Silvia Meira ressaltou a importância das constantes parcerias  com a Empresa, assim como também elogiou a maneira lúdica de diálogo com as crianças desta peça teatral que informa brincando sobre a preservação da natureza e sustentabilidade.


Aproximadamente 2.700 alunos da rede pública municipal, APAE e do SESI visitaram a tenda “Planeta Hutchinson – Um Mundo Sustentável”  de 16 a 25 de abril na Praça das Bandeiras em duas sessões diárias.
Estiveram presentes no gabinete da prefeita para as filmagens do documentário Luiz Augusto Bulhões – Vice-Presidente Administrativo e Financeiro,  Antonio Marques Júnior - Coordenador de Gestão Ambiental, ... tradutora e François Saias, representando a empresa, além da educadora ambiental e interlocutora do Município Verde Azul Eliane Camilo representando Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Participação no VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

Eliane Camilo ao lado da Raquel Marmo Azzari - CEA -SMA- SP
Encontro: Política Nacional de Rcursos Hídricos e Educação Ambiental

De 28 a 31 de março, aconteceu em Salvador(BA) o VII Forum Brasileiro de Educação Ambiental com o tema: "Educação Ambiental: Rumo a Rio +20 e às Sociedades Sustentáveis",e Monte Alto esteve representado pela educadora ambiental Eliane Camilo.  A principal base do VII FBEA é a reunião dos educadores ambientais que compõem a Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA) e seu fortalecimento.
O Fórum visa incentivar e difundir a cultura de organização em padrão rede, proporcionando experiências e conhecimentos que fortaleçam sua compreensão e prática. Ao mesmo tempo em que apresenta o campo da Educação Ambiental para novos militantes e educadores, incentiva a reflexão crítica para aqueles que nele atuam a partir da sociedade civil, do mercado e do Estado.
O  Tratado de Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global é o documento de princípios da REBEA e inspira a ação dos educadores ambientais articulados em rede. Avaliar sua inserção na educação ambiental brasileira é um dos objetivos centrais do VII Fórum, assim como contribuir para avaliação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Ambiental.
Os temas da  Confer~encia das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentével - RIO+20   - economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e  a governança global internacional para o desenvolvimento sustentável – também fizeram parte dos debates, no dia 30 de março.
A ampla programação foi construída nas dimensões “ambiental, social, cultural, econômica e visão de mundo”, como formato de mesas redondas, fóruns, rodas de conversa, openspace, café social, minicursos, painéis, oficinas, jornadas temáticas, encontros paralelos, trilha da vida, atividades culturais,  vídeos no Ecocine, poesias, artes, danças e com a produção de documentos que serão referência para atuação no campo socioambiental.
Com esta ampla abordagem, contemplando diversos segmentos da sociedade brasileira, o Fórum ofereceu espaço de grande visibilidade e disseminação da imagem institucional dos participantes, provocando impactos positivos e concretos.

mais informações:

Monte Alto recebe a Certificação de Municpio Verde Azul Novamente em 2011

Monte Alto recebeu, pela segunda vez consecutiva, o selo Município Verde Azul da Secretaria do Estado de São Paulo. O certificado garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, com o governador Geraldo Alckmin, divulgaram na segunda-feira, 2 de abril, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o ranking ambiental dos municípios paulistas de 2011. Os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município Verde Azul. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente. Dos 645 municípios do estado que participaram do programa e foram avaliados pela equipe do Município Verde Azul, ao todo 158 foram certificados e alcançaram médias acima de 80 – em uma avaliação que varia de zero a 100.
Estiveram presentes na premiação, representando a Prefeita Silvia Meira, a Diretora de Educação Mônica Hernandes Duran e a interlocutora municipal do Programa,  Eliane Camilo. Monte Alto manteve a certificação Verde Azul para nosso município.
A classificação do município ficou abaixo do esperado, uma vez que contávamos com um índice maior na questão de Esgoto Tratado, cuja nota é lançada pela CETESB e é de responsabilidade do serviço prestado pela SABESP. A prefeitura já entrou em contato com a SABESP para que  verifique na CETESB o porquê de nosso índice não ter evoluído com a operação das duas ETEs, já que era para estarmos com uma nota no mínimo igual ou superior a 9 neste item. “Em uma disputa entre municípios, qualquer ponto perdido, influi no ranking final. Agora, aguardamos  a SABESP verificar na CETESB esse baixo índice registrado e solicite a correção no mesmo - desta forma ainda podemos subir algumas colocações na classificação final.” – ressaltou a interlocutora Eliane.


                                 http://sistemasinter.cetesb.sp.gov.br/municipioverde/relatorio_2011/mostrarboletim.asp