quinta-feira, 22 de março de 2012

Palestra na EE Dr. Zacharias de Lima: Código Florestal e a Produção de Água



No dia 21 de março, dando continuidade às comemorações e reflexões sobre o dia Mundial da Água, a educadora ambiental Eliane Camilo, esteve na EE Dr. Luiz Zacharias de Lima para uma palestra "O que está em jogo na modificação do Código Florestal e o que a Água tem a ver com isso?".
Durante a palestra, Eliane conversou com os alunos do ensinho médio sobre as polêmicas nas modificações do Código Florestal que trâmita no Congresso Nacional.
Para promover discussões sobre o desafio de garantir o consumo da águar o acesso a alimentos nutritivos para a população mundial crescente e ao mesmo tempo racionalizar o consumo da água, a ONU escolheu para o Dia Mundial da Água de 2012, o tema Segurança Alimentar.
Pode não parecer, mas o Código Florestal te a ver com a qualidade de vida de todos os brasileiros. Desde 1934, quando surgiu, o Código parte do pressuposto de que a conservação das florestas e dos outros ecossistemas naturais interessa a toda a sociedade.
Afinal, são elas que garantem, para todos nós, serviços ambientais básicos - como a produção de água, a regulação do ciclo das chuvas e dos recursos hídricos, a proteção da biodiversidade, a polinização, o controle de pragas, o controle do assoreamento dos rios e o equilíbrio do clima - que sustentam a vida e a economiade todo o país. Além de tudo isso, é a única lei nacional que veta a ocupação urbana ou agrícola de áreas de risco sujeitas, por exemplo, a inundações e deslizamentos de terra.
Mesmo com a grande pressão exercida sobre os recursos hídricos, o mundo terá que consumir mais água para atender à demanda de alimentos de uma população crescente. Estima-se que o consumo diário de água por pessoas seja de dois a quatro litros. Mas a maior quantida que "bebemos" vem de dentro dos alimentos. A produção de um quilo de trigo, por exemplo, consome 1.500 litros litros de água, segundo dados da FAO - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. O órgão tambémaponta que aproximadamente um bilhão de pessoas no mundo sofre de fome crônica, enquanto as pressões sobre os recusrsos hídricos aumenta.


 A campanha da FAO para o Dia Mundial da Água de 2012 procura mostrar que é possível tomar medidas, desde a produção até o consumo final, para conservar a água e garantir o fornecimento de alimentos para todos. Eis algumas recomendações da organização:
  - Consumir produtos que façam uso menos intensivo de água;
  - Reduzir o grande desperdício de alimentos, já que 305 dos alimentos produzidos em todo o mundo não são consumidos e a água usada para produzi-los se perde;
 - Produzir mais alimentos, de melhor qualidade e com menos água;
 - Levar uma alimentação saudável.

mais informações: http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/camaras_setoriais/Hortalicas/26RO/cartilhaCF.pdf

Nenhum comentário: