A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a equipe da Sabesp de Monte Alto promoveu, na tarde de quinta-feira, 22, mais um encontro entre educadores, associações de bairro e imprensa para falar sobre o Dia Mundial da Água, comemorado na data. “Sabemos que se a água acabar, a vida no planeta termina, por isso temos que preservar a água”, ressaltou a prefeita Silvia Meira, presente no encontro.
Na ocasião, os gerentes José Augusto Nascibem e Marcínia Cadamuro da Silva lembraram a importância de não desperdiçar o “precioso líquido”, como foi tratada a água. Eles também falaram sobre a estação de tratamento de esgoto do rio Turvo, que recebe água poluída e devolve ao rio o líquido tratado. De acordo com Luciano Rizatti, agente de saneamento ambiental da Sabesp, a ETE rio Turvo foi certificada com o ISO 14.001, e a norma de gestão ambiental também foi implantada na ETE Córrego Rico. “De acordo com a lei, o índice de remoção de carga orgânica não pode ser menor que 80%. Na ETE Turvo atingimos 98%” comentou Luciano.
Nascibem e Luciano apresentaram a palestra “Água e esgoto: deveres e cuidados”, a mesma que é ministrada para os alunos das escolas de Monte Alto. Com a ajuda de gráficos, eles mostraram o ciclo da água e a quantidade do líquido disponível para consumo no planeta: 1%, e alertaram para os problemas de saúde que surgem com a falta de água no organismo; a desidatação pode levar à morte.
Conhecimento
Nos últimos dias, cerca de mil alunos visitaram a ETE rio Turvo e já se utilizando da metodologia aprendida na Oficina de Mapeamentos Participativos em Recuroso Hídricos, oferecida às professoras da rede municipal de ensino.