Na manhã do dia 20 de janeiro, a educadora ambiental e interlocutora do Município Verde Azul Eliane Camilo esteve na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo para entrega dos documentos referentes ao Programa Município Verde Azul 2011.
O governo de São Paulo lançou em 2007 o “Município Verde”, um projeto ambiental inovador. O objetivo é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade. A gestão ambiental compartilhada cria uma responsabilidade mútua, estimulando o desenvolvimento da competência gerencial nos municípios. Ao Estado cabe prestar colaboração técnica e treinamento às equipes locais.
Participação, democratização e descentralização: esta é a receita do Projeto Estratégico Município Verde Azul, onde o Governo do Estado de São Paulo e os municípios trabalham juntos na efetivação da agenda ambiental paulista.
Participação, democratização e descentralização: esta é a receita do Projeto Estratégico Município Verde Azul, onde o Governo do Estado de São Paulo e os municípios trabalham juntos na efetivação da agenda ambiental paulista.
Monte Alto possui a Certificação de Município Verde Azul que os municípios são avaliados de acordo com seu desempenho em dez diretivas e esta certificação garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado de São Paulo. Os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação de mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho municipal. Para conseguir a certificação os municípios precisam atingir 80 pontos.
Com a gestão ambiental compartilhada, o Governo passou a ter os municípios como fortes parceiros, tomando decisões conjuntas, estimulando ações municipais em prol do meio ambiente e da sociedade. Esta política ambiental descentralizada também visa promover a participação da sociedade na gestão ambiental e, dessa forma, conscientizar a população, transformando-a em atores sociais comprometidos com as questões ambientais de suas cidades.
Acreditamos que conseguimos manter a certificação de Monte Alto, uma vez que atingimos os objetivos e cumprimos com as metas estabelecidas pelo programa neste ano de 2011, agora depende da avaliação técnica da Secretaria. Fizemos nosso trabalho da melhor forma possível e estamos confiantes na certificação Verde Azul novamente, enfatizou a interlocutora do programa Eliane Camilo.
A Secretaria de Meio Ambiente do Estado que estará divulgando o ranking estadual em meados do mês de Março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário