Na tarde do dia 30 de janeiro, na sede a ACIMA no Monte Alto Shopping, foi realizada reunião com os donos de supermercados da cidade de Monte Alto. Numa parceria entre a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Indústria e Comércio e ACIMA, os supermercadistas foram convidados para uma conversa sobre o uso indiscriminado das sacolas plásticas e as soluções para este desafio que é de toda a sociedade.
Também estiveram presentes Marcelo Dias e Ronaldo Paskakulis, da agência K2, responsáveis pela campanha de conscientização da APAS (Associação Paulista de Supermercados) da regional de Ribeirão que apresentaram a campanha “Vamos tirar o planeta do sufoco” sobre a importância de mudar o hábito de usar sacolas plásticas indiscriminadamente. A campanha é fruto de um acordo de cooperação entre a Associação Paulista dos Supermercados e o Governo do Estado de São Paulo, firmado em maio do ano passado.
A intenção deste encontro foi pensarmos numa solução em comum acordo com os proprietários que não venham dificultar e nem onerar comerciantes e principalmente punir os consumidores. Neste primeiro encontro ficou acertado que a Administração e os supermercados presentes estipularão uma data para que não se distribua mais as sacolas plásticas confeccionadas com derivados do petróleo em nossa cidade.
Alguns municípios proibiram as sacolas, o que achamos não ser necessário no momento, uma vez que estamos estudando a forma como faremos a substituição das sacolas plásticas por embalagens retornáveis e de que forma será realizada esta substituição.
O acordo firmado entre a APAS e o Governo do Estado não prevê multas e proibição, apenas a diminuição do uso indiscriminado destas sacolas e que sejam gradativamente substituídas por embalagens retornáveis ou pelas confeccionadas de fibras vegetais (batata, milho, cana) que são menos prejudicais ao meio ambiente.
Ficou marcada para o dia 03 de fevereiro (sexta feira) uma segunda reunião para definição de data e estratégia que será adotada pela municipalidade e pelos proprietários para o fim da distribuição das mesmas. Para o sucesso dessa ação deverá ocorrer trabalho de Educação Ambiental nas escolas e junto à sociedade para que possamos ter um resultado satisfatório que também depende da mudança de hábito das pessoas.
Saiba mais em:
http://saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=214682