sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Telhados Sustentáveis

Como o telhado verde requer infra-estrutura adequada, não basta subir em cima da casa e começar a plantar", afirma o engenheiro civil Paulo Renato Machado Guimarães, da empresa gaúcha Ecotelhado.
A obra exige a instalação de uma estrutura específica na cobertura da casa - se o telhado for simplesmente uma laje, é preciso impermeabilizá-la; se for feito de telhas de cerâmica, é preciso retirá-las e colocar placas de compensado que servirão de base para a cobertura vegetal. Ali serão colocados a terra e o adubo para o crescimento das plantas. Mantas onduladas, para impedir que o substrato escorra, e de impermeabilização, para evitar infiltrações na casa, e dutos de irrigação e drenagem também fazem parte do projeto de um telhado verde, que ajuda a reduzir o barulho dentro de casa e a manter a temperatura constante.
Além de grama, o telhado verde pode receber flores e arbustos. "Damos preferência a plantas locais mais resistentes à chuva e à estiagem e que exijam pouca rega e poda", diz Márcio de Araújo, diretor do Instituto para o Desenvolvimento de Habitação Ecológica (Idhea), de São Paulo. Plantas de porte baixo e crescimento lento também podem facilitar a manutenção, que é parecida com a de um jardim comum.
Quem opta por esse recurso consegue reduzir em até 30% o valor da conta de luz. O ecoteto garante temperatura 5 graus menor no verão e 5 graus maior no inverno, o que diminui a necessidade do uso de ar-condicionado e aquecedor
 

BENEFÍCIOS DE TER UM ECOTETO:
- Mantém boa a umidade relativa do ar;
- Enriquece a biodiversidade ao atrair animais como pássaros, borboletas, lagartixas e joaninhas;
- Minimiza o problema da impermeabilidade do solo
- Valoriza e embeleza o projeto do imóvel
- Garante sensação térmica agradável (5 graus a mais no inverno e 5 graus a menos no verão)
- Diminui em até 30% o valor da conta de luz

QUANTO CUSTA
O valor (a partir de R$ 95 o m², na Ecotelhado) depende da espessura, dos materiais utilizados e do paisagismo. Se previsto no projeto, o telhado verde pode custar o mesmo de um convencional. "O preço do sistema instalado sobre uma laje empata com o de uma cobertura cerâmica ou de fibrocimento colocada sobre a mesma laje", compara João Manuel Feijó, da empresa gaúcha. Para a arquiteta Patrícia Popp, de Porto Alegre, os benefícios compensam gastos extras. "Ele dispensa climatização interna e tratamento acústico", aponta.
A longo prazo, a economia compensa os gastos iniciais: enquanto um revestimento de cerâmica sai por até 100 reais o metro quadrado, o telhado sustentável custa a partir de 120 reais.
Fonte:

Nenhum comentário: