Antonio Carlos com as crianças no dia da Árvore. |
Na manhã do dia 21 de outubro, o interlocutor do MVA - Enio Murakami e a educadora ambiental - Eliane Camilo, estiveram na Secretraia de Meio Ambiente do Estado de São Paulo entregando onze Cds com os relatórios relativos à certificação do Município Verde Azul de Monte Alto.
Foram meses de trabalho, onde a equipe composta por Antonio Carlos, Eliane, Eloiza e Enio se dedicaram em elaborar um plano de gestão com educaçao ambiental e contamos com a colaboração de algumas Secretarias Municipais. Não podemos deixar de destacar a Secretaria de Educação que não só abraçou o Projeto de Educação Ambiental proposto, como também todas as escolas que contribuiram com materiais e trabalhos dentro das salas de aula. Tivemos momentos emocionantes e a criançada está aprendendo a lição.
Também tivemos a colaboração de parceiros que contribuiram com nosso trabalho e não podemos deixar de destacar que quando se trabalha sério, parceiros juntam-se a nós; é o caso do SENAC, SABESP, UNESP e CESCAR (UFSCAR). Se não estivéssemos levando a sério nossa missão de certificar nosso município, não teríamos parceiros do porte das Instituições citadas. Também contamos com a colaboração do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Secretaria Jurídica que nos orientou quanto as leis ambientais que encaminhamos e a Câmara de Vereadores que prontamente entendeu a importância da aprovação das leis e convênios apresentados pelo Executivo na área ambiental, como também contribuíram apresentando leis de "Tombamento" de árvores históricas.
No decorrer deste ano tivemos muitas polêmicas e falas vazias a nosso respeito. Em alguns momentos, nós que temos o meio ambiente como filosofia de vida, perdemos muitas batalhas - algumas calam nossa voz, porque sabemos que é cultural apontarmos o erro do outro e criticar, ao invés de perguntar o que eu posso fazer para contribuir? Estamos sempre abertos para contribuições, mas nos apontar erros de décadas e querer solução imediata é impossível. Existem ações de curto, médio e longo prazo e esse plano de ação prevê o como e o quê fazer primeiro - com planejamento, sem deixar as coisas do dia a dia e corriqueiras do departamento de lado. Temos muitos desafios ambientais no município (coleta seletiva, erosões, queimadas, encerramento do lixão,etc) e conhecemos todos. Alguns são de responsabilidade do Poder Público, mas outros são de responsabilidade de todos. Tudo que diz respeito a qualidade de vida tem a ver com o meio ambiente, por isso as cobranças para com nossa Secretaria.
Trabalhamos com muita dedicação e agora é esperar pra ver se conseguimos a certificação de Monte Alto. Finalizamos nosso Plano com um nó no peito e na garganta, mas com a certeza que cumprimos nossa missão.