sábado, 26 de outubro de 2013

Participação na Conferência Estadual de Meio Ambiente no Memorial da América Latina

O Governo do Estado de São Paulo, por meio das secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Saneamento e Recursos Hídricos, realizou, nos dias 20, 21 e 22 de setembro, a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente. 
O evento aconteceu no Memorial da América Latina, reunindo mais de mil pessoas, representando os seguimentos sociedade civil, empresariado, poder público municipal e estadual, comunidades tradicionais e povos indígenas de todo o estado.
Os debates versaram sobre o tema - único para o âmbito estadual e federal - "Política Nacional de Resíduos Sólidos", Lei 12.305/10, que foi explorado via quatro eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Geração de Emprego, Trabalho e Renda e Educação Ambiental.
Delegada(os) Eliane, Flávio, José Augusto e Francisco com o Secretário de Recusrso Hídricos do Estado de São Paulo, Edson Giriboni

 A Conferência Estadual é a etapa preparatória da Conferência Nacional do Meio Ambiente, a ser realizada em Brasília, pelo Ministério do Meio Ambiente, de 24 a 27 de outubro, foram apresentadas as propostas encaminhadas pelos organizadores das conferências regionais para votação em plenário das 20 prioritárias, cinco para cada eixo temático. No evento, também foram eleitos os 70 delegados que vão representar o Estado de São Paulo na Conferência Nacional.
Francisco, José Augusto e Eliane com Bruno Covas, Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Representaram Monte Alto nesta etapa: Eliane Camilo (poder público), Flávio Gáspari (sociedade civil), José Augusto Nasciben (setor empresarial) e Francisco Innocêncio Pereira (setor empresarial). Na disputa pelas vagas, para representar o Estado de São Paulo, Francisco ficou com a suplência. Caso ocorra algum impedimento ou desistencia entre os eleitos, Francisco será um representante do Estado de São Paulo em Brasília. 

terça-feira, 1 de outubro de 2013

2º Mutirão do Lixo Eletrônico dá correta destinação aos "e-lixos" coletados

De  19 a 30 de agosto,  foi realizado o “2º Mutirão do Lixo Eletrônico” em todas as escolas municipais,  particulares (COC Deodoro, Prof.ª Maria Eugênia e Visão-Anglo) e na FAN. Houve divulgação e muitas pessoas levaram seus “e-lixos” até os postos de recolhimento,  no caso as instituições de ensino que aderiram a campanha. 
    
 Foram recolhidos mais de 400 itens entre impressoras, monitores, celulares,  CPU, notboocks, Tvs, etc.  Foram necessárias duas viagens da empresa LED Reciclagem,  que esteve  em Monte Alto nos dias 19 e 26 de setembro, para a retirada deste material , certificando a seguir a destinação correta do município.  Das outras duas vezes, foi apenas um caminhão em cada mutirão. 
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, não tem medido esforços para atendermos as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos e enfim, darmos um salto qualitativo na destinação de nossos  resíduos.  Infelizmente, não temos onde acondicionar o material eletrônico, mas estamos estudando uma forma de termos mais pontos de coleta na cidade, como as lojas que comercializam este material, por exemplo, pois basta ter um volume considerável,  que a empresa vem buscar.   Agradecemos a todas as Instituições de Ensino envolvidas na campanha e  em breve, faremos mais um mutirão, para darmos a destinação correta para estes matérias,  que sem os cuidados necessários podem contaminar e causar diversos males a saúde e ao meio ambiente”, ressaltou João Paulo, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente.