sexta-feira, 28 de junho de 2013

Conferência Municipal de Meio Ambiente debateu a Política Nacional de Resíduos Sólidos


Aconteceu na noite do dia 27 de junho, a I Conferência Municipal do Meio Ambiente da cidade de Monte Alto, com o tema Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Com a presença de 68 pessoas,  com representação expressiva da sociedade civil, envolvendo diversas associações de classe, de moradores, clubes de serviço e ONGs; representantes da classe empresarial e do Poder Público. Dentre os presentes, tivemos a honra de receber os vereadores Aparecido Carlos Gonçalves e Arnaldo Batista, da cidade de Taquaritinga. 
Abrindo os trabalhos da noite, o Vice-Prefeito e Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Paulo Rodrigues destacou que “a gestão integrada dos resíduos sólidos, assim como a logística reversa e a responsabilidade compartilhada, estão na base inovadora da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e o grande desafio que as cidades terão para colocar em prática, uma vez que ela depende e muito da participação de toda a sociedade para obter êxito.” O vereador João Pícolo, representando a Câmara Municipal,  também destacou a importância desta discussão com a sociedade que é de interesse de todos os cidadãos.
A seguir, a Prefeita Sílvia relembrou as dificuldades encontradas já no início de 2009, quando da interdição do nosso “lixão” e explanou sobre o caminho percorrido com as obrigações do município na questão do encerramento desta área degradada e dos projetos que estão sendo analisados junto a FUNASA e as soluções que está buscando junto às esferas Estaduais e Nacionais para que possamos recuperar a antiga área e solucionar os entraves legais da área adquirida para a implantação de um Aterro Sanitário.
Dentro dos trabalhos da Conferência, o engenheiro Amauri da Silva Moreira, Gerente da Agencia Ambiental de Jaboticabal (CETESB), destacou os tipos e classificação dos resíduos, o mau uso de solo e a alteração da qualidade das águas subterrâneas, os sistemas de disposição de resíduos e destacou que os resíduos produzidos são um espelho da sociedade que o produziu. Ainda em sua fala,  discorreu o quanto o Município de Monte Alto vem solucionando de maneira correta as diversas dificuldades históricas de disposição de resíduo, destacando que hoje possuímos áreas licenciadas e adequadas de disposição de material de construção civil, restos de poda e inertes (sofás móveis, etc), a área de transbordo e a coleta seletiva que o município vem tratando com bastante responsabilidade, apesar das dificuldades que são comuns a todas as cidades.
A seguir, a educadora ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Eliane Camilo apresentou o filme “História das Coisas” e deu uma breve explicação sobre os eixos temáticos da Conferência. Os presentes se dividiram em quatro grupos,  para a discussão e apresentação de propostas sobre os temas : Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais;  Geração de Emprego e Renda; e Educação Ambiental.
Ao final foram eleitos quatro delegados. Representando a sociedade civil, Flávio Gáspari e Francisco Innocêncio Pereira; o setor empresarial José Augusto Nascibem e o Poder Público, Eliane Camilo. Os delegados irão representar e apresentar as propostas do município na etapa regional que acontecerá em São José do Rio Preto em agosto. 

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promove encontro com Professores(as) da Rede Municipal de Ensino para falar sobre Résiduos Sólidos

 No dia 03 de junho comemora-se o Dia Nacional e também o Dia Municipal da Educação Ambiental e para evidenciar essa data, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente se reuniu junto com a Secretaria de Educação, com nossas  professoras e professores da Rede  Municipal de Ensino no Teatro Municipal para falar sobre Resíduos Sólidos. 
O encontro foi conduzido pelo Vice-Prefeito e Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, discorrendo sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a importância dos educadores nesta Política Pública que exige do cidadão uma nova postura.  Em suas considerações, João Paulo Rodrigues  ressaltou que “de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos  o cidadão possui um papel importantíssimo na gestão do lixo produzido. As responsabilidades socioambientais são partilhadas e todos devem ter o compromisso da  separação dos resíduos para a coleta seletiva, na devolução de produtos e embalagens que tenham sistema de logística reversa implantada e principalmente mudança nos padrões de consumo.”
A seguir, a educadora ambiental Eliane Camilo apresentou o documentário  “História das Coisas”  que vai direto ao ponto: como colaboramos diariamente para destruir o planeta mostrando  a cadeia de eventos que vai da exploração dos recursos naturais, passando pelo produto manufaturado, a compra e o descarte, até chegar aos aterros ou lixões; explicado com desenhos animados,  numa linguagem simples, que se torna interessante e compreensível.  Após o documentário, foi apresentado aos educadores(as) um painel sobre os tipos de resíduos e como funcionam os aterros sanitários controlados e os não controlados, dando uma visão abrangente dos tipos de lixo que produzimos e a necessidade da correta destinação final.