quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Ranking Estadual Ambiental 2012 será divulgado em breve

Em 2012, a entrega da documentação referente ao Programa Município Verde Azul, foi antecipada para o final do mês setembro, em virtude das eleições. Monte Alto, entregou a documentação no dia 26, com uma semana de antecedência da data limite (05/ 10).
Troféu MVA 2011

O governo de São Paulo lançou em 2007 o “Município Verde”, com o objetivo de descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade. A gestão ambiental compartilhada cria uma responsabilidade mútua, estimulando o desenvolvimento da competência gerencial nos municípios. Ao Estado cabe prestar colaboração técnica e treinamento às equipes locais.
Participação, democratização e descentralização: esta é a receita do Programa Município Verde Azul, onde o Governo do Estado de São Paulo e os municípios trabalham juntos na efetivação da agenda ambiental paulista. Monte Alto conquistou o “Selo Verde Azul”, onde foi avaliado de acordo com seu desempenho em dez diretivas e esta certificação garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado de São Paulo. Os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação de mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho municipal. Para conseguir a certificação os municípios precisam atingir 80 pontos.

Técnicos de apoio (regional) da SMA-SP:  Liliana Inês e José Ricardo

No ano de 2011, Monte Alto ficou em 110ª posição no ranking estadual, uma vez que por falha na atualização do índice de Esgoto Tratado da CETESB, havíamos ficado com a 153ª colocação. Solicitamos revisão de nota e a falha corrigida. “Ainda temos muitas ações e trabalhos a realizar, mas não podemos esquecer que estamos caminhando, desempenhando a contento as metas que nos são impostas e cumprindo com as exigências solicitadas dentro dos critérios aplicados para avaliação. Acreditamos na certificação, mas somos realistas e sabemos que não estaremos entre as primeiras colocações, já que com o passivo ambiental do antigo lixão, único existente, perdemos valiosos pontos na classificação, pois eles são descontados do resultado final. Já no ranking por número de habitantes, ou seja, cidades de 20 a 50 mil habitantes, estamos em 26ª colocação. Não existe previsão da data de divulgação do ranking estadual 2012, mas será em breve.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Jardim ou Horta Vertical com Garrafas Pet

Para ter uma horta vertical, são necessários os seguintes materiais: garrafas PET de dois litros (vazias e limpas); tesoura; corda de varal, cordoalha, barbante ou arame; arruelas (somente para quem optar por cordoalhas ou arames); terra e mudas de planta.


A primeira tarefa a ser realizada é o corte das garrafas. Todas elas devem ser cortadas da mesma forma, com uma espécie de janela, que será a abertura por onde a planta irá crescer. A distância entre a parte debaixo da garrafa e a abertura pode ser de “três dedos”; na parte de cima pode ser contado um palmo até o corte, conforme mostrado na galeria acima.
Dois furos devem ser feitos na garrafa na região próxima às aberturas, superior e inferior. Será por este espaço que o cordão que segura as garrafas irá passar. O ideal é que todas tenham marcações em distâncias equivalentes, para manter a simetria quando forem penduradas na parede. O fundo de todas as garrafas deve ter um furo, que permita a saída do excesso de água na terra.
                                
Dois fios, que passam pelas extremidades das garrafas, as mantêm presas. Por isso, as arruelas são utilizadas. Quem optar pelo uso dos arames deve colocar as arruelas logo abaixo das garrafas, para servirem como “calço”, para que elas não escorreguem. O barbante e a corda de varal não precisam disso. Nesses casos, basta dar um nó na altura em que a garrafa deverá ficar.

Com as garrafas devidamente presas e alinhadas, basta colocar a terra, a semente e cuidar para que as plantas cresçam saudáveis. 

 fonte: http://www.ciclovivo.com.br