Na manhã do dia 11 foi inaugurado o local onde funcionará o Centro de Triagem de Resíduos Sólidos Recicláveis com a presença da Prefeita e diversas autoridades. Logo no início da administração da prefeita Sílvia Meira, foi traçado um plano de gestão ambiental junto à equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e uma das principais metas estabelecidas era a implantação da coleta seletiva em nossa cidade.
O gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos é um dos maiores desafios do século XXI e uma das questões ambientais de maior importância no âmbito da administração de uma cidade. Dentro de um Sistema Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, a coleta seletiva e a reciclagem vêm ganhando força como uma das ferramentas importantes de auxílio no tratamento e disposição dos mesmos, mas também como forma de geração de empregos e renda para um número cada vez maior de pessoas. Foi realizado um trabalho político junto à Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e a Prefeita Silvia Meira sensibilizou o então Secretário de Meio Ambiente Sr. Xico Graziano, que disponibilizou para o município uma verba no valor de R$ 250.000,00 do FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição) quando de sua visita à cidade de monte alto em abril de 2009.
Foram adquiridos os seguintes equipamentos: caminhão, prensa, balança, esteira e a construção do Galpão. Após todo o trâmite burocrático e da compra dos equipamentos e durante a finalização da construção do galpão a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente começou a buscar apoios para formalizar uma cooperativa capacitada e legalizada. Tivemos a colaboração do SEBRAE orientando a parte legal e educadora Ambiental Eliane Camilo elaborou um trabalho de capacitação e educação ambiental para os catadores. Foram realizadas mais de dez reuniões nas quais os catadores cadastrados foram orientados quanto ao funcionamento de uma cooperativa, a importância do trabalho que realizam para o meio ambiente e principalmente serem valorizados pelo trabalho que executam. Ontem eram catadores, hoje são agentes socioambientais da Cooperativa.
A próxima etapa é a formalização legal que acontecerá neste sábado com a Assembléia de Fundação da Cooperativa.