A Prefeitura de Monte Alto, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou Na noite do dia 28 de abril no anfiteatro municipal a primeira reunião com os catadores de recicláveis de nossa cidade . Estiveram presentes, além da Equipe da Secretaria do Meio Ambiente –Eliane Camilo e Enio Murakami, o Secretário de Governo Paulo Carello, trinta e cinco catadores e ou pessoas que trabalham com reciclagem, representantes da Empresa Ambitec e o vereador Carlos Alberto de Alencar.
Esta reunião teve como objetivo um primeiro contato as pessoas que trabalham de forma autônoma e atuam dentro de nosso município. A Prefeitura Municipal recebeu através de Convênio com o FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente: construção do galpão, 01 caminhão, 01 balança, 01 esteira e 01 prensa que são equipamentos fundamentais para o funcionamento de um centro de triagem de resíduos recicláveis.
O próximo passo é fazer mais reuniões com os profissionais que atuam nesta área e realizarmos um trabalho socioambiental e organiza-los em uma Cooperativa. Organizados em cooperativas, catadores têm o trabalho valorizado como agentes formais na gestão dos resíduos urbanos, com benefícios para a geração de renda e para a qualidade dos materiais separados do lixo.
A lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos reforça o viés social da reciclagem com a participação dos catadores, organizados em cooperativas ou associações – um modelo que está sendo exportado pelo Brasil para outros países em desenvolvimento. A parceria com essa força de trabalho de baixa renda, que pode ser contratada pelos municípios sem licitação pública, passa a ser critério de prioridade para acesso a recursos da União. Hoje as cooperativas processam uma pequena parte do total de materiais encaminhados para reciclagem no Brasil. Com as diretrizes da legislação, a tendência é esse quadro se inverter. O maior desafio agora é mobilizar os catadores e capacita-los.
A Prefeitura fará um intenso trabalho de educação ambiental junto à sociedade e estamos entrando em contato com empresas que possam nos auxiliar e apoiar nesta iniciativa, uma vez que diante deste grande desafio a participação de todos será fundamental para o sucesso desta empreitada.