sexta-feira, 29 de abril de 2011

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente faz 1ª Reunião com Catadores de Recicláveis.

A Prefeitura de Monte Alto, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou Na noite do dia 28 de abril no anfiteatro municipal a primeira reunião com os catadores de recicláveis de nossa cidade . Estiveram presentes, além da Equipe da Secretaria do Meio Ambiente –Eliane Camilo e Enio Murakami, o Secretário de Governo Paulo Carello, trinta e cinco catadores e ou pessoas que trabalham com reciclagem, representantes da Empresa Ambitec e o vereador Carlos Alberto de Alencar.


Esta reunião teve como objetivo um primeiro contato as pessoas que trabalham de forma autônoma e atuam dentro de nosso município.  A Prefeitura Municipal recebeu através de Convênio com o FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente: construção do galpão,  01 caminhão, 01 balança, 01 esteira e 01 prensa que são equipamentos fundamentais para o funcionamento de um centro de triagem de resíduos recicláveis.


O próximo passo é fazer mais reuniões com os profissionais que atuam nesta área e realizarmos um trabalho socioambiental e organiza-los em uma Cooperativa. Organizados em cooperativas, catadores têm o trabalho valorizado como agentes formais na gestão dos resíduos urbanos, com benefícios para a geração de renda e para a qualidade dos materiais separados do lixo.
A lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos reforça o viés social da reciclagem com a participação dos catadores, organizados em cooperativas ou associações – um modelo que está sendo exportado pelo Brasil para outros países em desenvolvimento. A parceria com essa força de trabalho de baixa renda, que pode ser contratada pelos municípios sem licitação pública, passa a ser critério de prioridade para acesso a recursos da União. Hoje as cooperativas processam uma pequena parte do total de materiais encaminhados para reciclagem no Brasil. Com as diretrizes da legislação, a tendência é esse quadro se inverter. O maior desafio agora é mobilizar os catadores e capacita-los.
A Prefeitura fará um intenso trabalho de educação ambiental junto à sociedade e estamos entrando em contato com empresas que possam nos auxiliar e apoiar nesta iniciativa, uma vez que diante deste grande desafio a participação de todos será fundamental para o sucesso desta empreitada.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Distribuição de Mudas para Arbtorização Urbana no Domingo de Ramos

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria da Educação em mais uma feliz parceria com as empresas Hutchinson, SABESP e Usina Nardini distribuíram no dia 17 aproximadamente 2000 mudas de várias espécies de árvores adequadas para arborização urbana. Outra parceira importante neste evento foram as Igrejas Católicas, que com sucesso aderiram ao ato simbólico “A Hora do Planeta” (onde muitas residências e inclusive as Paróquias foram apagadas por uma hora) foi mais uma vez a grande responsável pelo sucesso desta campanha.


O tema central da Campanha da Fraternidade 2011 foi: “Fraternidade e a Vida no Planeta”, coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB. Com o lema “A criação geme em dores de parto”, os munícipes levaram para suas casa as mudas juntamente com um folder elaborado pela equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente com a importância da arborização urbana e ensinado como plantar e cuidar das mesmas.
Os pontos de distribuição foram nas igrejas de Nossa Senhora Aparecida, São Cristovão, Senhor Bom Jesus, Nossa Senhora de Fátima, São Benedito e no Distrito na Igreja da Virgem Montesina. O objetivo da doação foi contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.
“Quero agradecer as empresas que doaram as mudas e a todos os munícipes que contribuem com o meio ambiente, plantando arvores e ajudando a combater o aquecimento global, nossa querida Monte Alto já conquistou o selo Verde Azul da Secretaria do Meio Ambiente do Estado e já estamos colhendo bons frutos” disse a Prefeita Silvia.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Prefeitura e UNIMED Realizam Plantio em APP

Na manhã do dia 2 de abril, o projeto “UNIMED Semeando Consciência” contou com importante parceria da Prefeitura Municipal de Monte Alto, para realizar o plantio de aproximadamente 400 mudas de árvores nativas e frutíferas em uma área de 2000 m² próxima ao Rio Turvo.



Iniciado em setembro de 2010 com o plantio de diversas sementes de espécies nativas em uma área nas dependências da cooperativa, o projeto vem contando com o envolvimento de colaboradores e médicos cooperados, conscientizando sobre a preservação do meio ambiente.


 A prefeita Sílvia Meira, juntamente com a educadora ambiental Eliane Camilo, representando a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente além do secretário de Governo, Paulo Carello, o diretor de Indústria e Comércio Marcelo Augusto e o vereador João Paulo Rodrigues participaram do plantio na APP (Área de Preservação Permanente).

O desrespeito com o meio ambiente foi constatado e fFoi realizado também uma varredura na área , recolhendo materiais depositados de forma irregular; de garrafas plásticas à aparelhos de televisão jogados na beira do rio.


Após o plantio foi servida uma galinhada no clube dos funcionário Públicos , integrando todos os parceiros.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Reunião do Município Verde Azul 2011

Com foco na preservação dos recursos naturais e no desenvolvimento de programas de educação ambiental, a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente se reuniu na sexta feira, dia 1 de abril, na cidade de São José do Rio Preto com os coordenadores do projeto Município Verde Azul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Criado em 2007, pelo Governo do Estado o projeto, que visa descentralizar a política ambiental, contou ainda com a presença dos interlocutores e representantes das cidades que compõem a Bacia Hidrográfica do Turvo.  Presentes no evento, coordenadores do projeto Município Verde Azul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Mauro Haddad, José Ricardo Lopes, Liliana Werner, Dione Pradilla e Ana Cristina de Freitas.
A adesão de 645 municípios do Estado de São Paulo ao projeto Município Verde Azul se deu a partir da assinatura de um “Protocolo de Intenções”, que propõe dez diretivas ambientais, que abordam questões prioritárias a serem desenvolvidas. Assim é estabelecida a parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente que orienta, segundo critérios específicos a serem avaliados ano a ano, as ações necessárias para que o município seja certificado como “Município Verde Azul”.
Monte Alto conquistou o selo “Município Verde Azul” em dezembro de 2010, no qual obteve a posição de 77º lugar. Para conseguir o selo verde azul subir no ranking, os municípios precisam obter um total de 80 pontos, no mínimo, nas diretivas, que são: esgoto tratado, lixo mínimo, mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental, conselho de meio ambiente.
“As reuniões têm o objetivo de coletar informações, comentários e sugestões para adequações de critérios que contribuam para o aprimoramento dos projetos já existentes. Estamos trabalhando para manter a cerificação e subir nossa posição no ranking, destaca a educadora ambiental Eliane Camilo.