sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O Rio Turvo agradece: 100% de Esgoto Tratado em Monte Alto!

Na manhã de 03 de Setembro foi inaugurada a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE)- Rio Turvo, que estava em fase experimental desde janeiro deste ano, perfazendo o total de 100% de esgoto tratado em nossa cidade!

Essa é a segunda Estação de Tratamento de Esgoto da cidade e localiza-se na Fazenda Cascavel, no bairro Santo Antonio, estrada municipal que liga Monte Alto a Taiaçú, próximo do Poção I e II da Sabesp. A ETE – Turvo tem como objetivo tratar 50% dos esgotos da cidade, portanto, o esgoto passou a ser totalmente coletado, afastado de áreas habitacionais e tratado, já que os outros 50% dos esgotos já são tratados pela ETE Bacia do Corrégo Rico, operante desde 2006.
O Meio ambiente é o principal beneficiado com esta obra, tendo em vista que o Rio Turvo, cuja nascente está localizada dentro da cidade, estará definitivamente despoluído, vivo. A ETE - Turvo tem características bem peculiares, com sistema de lodo ativado, por contar com um processo de tratamento acelerado em uma de 3 alqueires.
                
    Soltura de 10 mil alevinos (na foto Prefeita Sílvia Meira, Eliane Camilo e Antonio Carlos)
O tratamento utilizado na  ETE Turvo é por lodos ativados, onde há uma fase líquida e outra sólida, que compreende o lodo. O trabalho consiste num sistema no qual uma massa biológica cresce, forma flocos é continuamente recirculada e colocada em contato com a matéria orgânica sempre com a presença de oxigênio (aeróbio).  O processo é estritamente biológico e aeróbio, no qual o esgoto bruto e o lodo ativado são misturados intimamente, agitados e aerados em unidades conhecidas como tanques de aeração. Após este procedimento, o lodo é enviado para o decantador secundário, onde a parte sólida é separada do efluente tratado. O lodo sedimentado retorna ao tanque de aeração ou é retirado para tratamento específico.
Mais informações sobre ETEs:
www.sabesp.com.br

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Implantação de Ciclovia

As ciclovias têm sido assunto recorrente nas cidades brasileiras que usam a bicicleta como forma de deslocamento. O uso da bicicleta traz notáveis benefícios para os usuários, para a comunidade local e para a economia da cidade como um todo, traz contribuições que melhoram o fluxo de trânsito, tornando-o mais rápido, mais saudável, mais limpo, mais democrático e mais econômico.

Desta forma, existe a necessidade de inserir a bicicleta como forma viável de transporte. Um grande número de trabalhadores de nossa cidade utiliza-se deste meio transporte e torna-se necessário que façamos um sistema mais rápido e preferencial para estes veículos, como uma ciclovia..
Dando atenção a essa necessidade, foi implantado no Bairro Distrito Industrial uma ciclovia, nessa primeira fase. O tráfego de bicicletas na área industrial é bastante intenso, principalmente nos horários de entrada e saída de trabalhadores e esta faixa vem de encontro com as necessidades locais.
A implantação de ciclovias em nosso município depende de estudo e planejamento, pois com a expansão urbana, como a maioria das cidades, Monte Alto cresceu de maneira desordenada e sem o planejamento necessário e essa implantação requer um estudo minucioso, uma vez que em nossas vias públicas não existe o espaçamento adequado por algumas ruas serem estreitas.
 
O Plano Diretor (Lei Complementar 245/ 2007) que prevê a construção de uma via expressa que margeia todo o município, desafogando de vez o trafego no centro da cidade que é bastante intenso e as ciclovias viriam como forma de amenizar os impactos ambientais, quanto a emissão de gases poluentes e uma vida mais saudável para a população. Encontra-se em estudo junto ao departamento de trânsito de nosso município a implantação de ciclovias adequadas e planejadas. Quando da elaboração do Plano Diretor, uma das solicitações da população foi a implantação de ciclovias em bairros estratégicos para desafogar o fluxo desses veículos e principalmente visando a segurança dos usuários. Com a construção do sistema viário municipal, ciclovias serão implantadas em toda a sua extensão. Prazo previsto para implantação da ciclovia: A primeira fase foi implantada.e o restante depende de estudo, junto aos departamentos de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito para implantação da via expressa proposta.