segunda-feira, 24 de maio de 2010

Gestão Ambiental da Micro Bacia do Córrego do Gambá

Em 11de agosto de 2.009, a guarnição policial composta pelos soldados PM Caputt e Anderson, iniciou as atividades de gestão ambiental na “Micro Bacia do Córrego do Gambá”, localizada no município de Monte Alto/SP, por ser esta uma das mais importantes fontes contribuintes para a formação da “Micro Bacia do “Córrego Rico”, que abastece uma vasta região e contribui para a formação da “Micro Bacia do Baixo Rio Mogi Guaçu”, principal corpo hídrico presente na área de abrangência da 1ª Base Operacional de Policiamento Ambiental, sediada na cidade de Jaboticabal/SP.

A bacia hidrográfica do Córrego do Gambá foi escolhida para o presente trabalho pela sua alta representatividade na região, revela-se de alta importância agrícola, com importantes características socioeconômicas. Esta micro bacia se destaca por propiciar o abastecimento de reservatórios artificiais presentes em aglomerados habitacionais (Condomínio Santa Irene, Condomínio Laura Pizarro e Jardim Boa Vista) e também utilizado para o uso público como recreação e lazer (Bancários Campestre Clube), além da pesca artesanal para consumo humano, sendo igualmente importante na área rural por servir como uma importante fonte para dessedentação de animais.
A microbacia do Córrego do Gambá destaca-se pelos seguintes fatos impactantes ao meio ambiente: maior parte da área utilizada com a cultura da cana-de-açúcar; forte ausência de matas nativas nas áreas de preservação permanente; em algumas áreas verifica-se o lançamento de esgoto industrial e animal a céu aberto e sem tratamento; observam-se intensos processos erosivos, agravados pela ação antrópica, soterramento de nascentes e assoreamento de corpos d’água, acarretando contaminação de nascentes; foram observadas algumas voçorocas, expandindo-se lateralmente.
Em uma parceria entre várias Empresas, Instituições, Prefeituras e proprietários da área do entorno, dentre eles a Policia Ambiental, Prefeitura de Monte Alto, Prefeitura de Jaboticabal ,SABESP, Lion Club, Rotary Club, SAAEJ, COSAN, REUSA e outros, para a recuperação e reflorestamento do Córrego do Gambá.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Queimadas Urbanas: Ilegais, Nocivas à Saúde e ao bem estar da População

A prática de queimadas urbanas é cultural, principalmente, entre as pessoas mais velhas. O que a maioria não sabe é que as queimadas, aparentemente inocentes, representam um fator importante na degradação da qualidade do ar das cidades e, ainda, contribuem para a emissão de CO² (gás carbônico) na atmosfera e para o agravamento do efeito estufa.
Perigosas, tóxicas e ilegais as queimadas urbanas ainda são uma prática-crime muito freqüente em Monte Alto e em grande parte dos municípios brasileiros.
O método geralmente é utilizado para fazer a limpeza de terrenos vazios após a roçagem, a poda de árvores e até mesmo depois da varrição do quintal. Mas, também são comuns, as pessoas usarem o fogo para dar fim a móveis e utensílios domésticos, lixo, calçados, vestimentas, brinquedos, pneus e papel em geral. Resultado: a cada dia que se passa, com a chuva cada vez mais escassa, vai ficando cada vez mais difícil respirar.
É de responsabilidade de donos de terrenos, dentro do perímetro urbano, manter a limpeza, construir muros, cercas ou calçadas para evitar acúmulo de lixo, matagais para não serem propriamente queimados por munícipes, assim como para não ser criadouro de insetos e animais peçonhentos..
De acordo com a Lei 2.661 aprovada e regulamentada em 13 de maio de 2010, que dispõe sobre a proibição de queimadas nos lotes urbanos do Município de Monte Alto, está previsto o pagamento de multa no valor de R$ 262,58, sendo cobrada em dobro em caso de reincidência na ocorrência.
A queimada em áreas habitadas é nociva, tanto para as pessoas, quanto para o meio ambiente. e além dos problemas respiratórios, provoca complicações no controle de vetores e roedores. Os insetos e pequenos animais que vivem em terrenos baldios e campos abertos nas cidades, para fugir do fogo, migram para os quintais e interiores das residências.
Mais informações:
http://www.montealto.sp.gov.br/meioambiente/leis/Lei%20%202661_2010%20-%20Proibicao%20Queimadas%20em%20Lotes%20Urbanos.pdf

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Criança Ecológica e Meio Ambiente é tema do Desfile Cívico

Na manhã deste domingo a cidade de Monte Alto acordou em festa para assistir ao Desfile Cívico em comemoração aos 129 anos da "Cidade Sonho". No palanque, montado em frente à Praça São Benedito, a Prefeita Sílvia Meira recebeu membros de sua equipe, autoridades locais e convidados.


O desfile teve como tema principal este ano a Copa do Mundo e o Meio Ambientre, trazendo as Crianças Ecológicas para o desfile. Todas as escolas Municipais estão trabalhando com o tema Educação Ambiental e se depender delas, nosso planeta está salvo.



Bandas marciais, carros alegóricos, presença maciça de escolas e entidades ditaram o ritmo do evento que agradou a todo público presente.