Por maiores que sejam as reclamações dos munícipes acerca dos estragos de certas árvores, ou da "sujeira"; que as mesmas possam causar sobre seus carros e quintais, é inegável a sensação de bem-estar que uma rua arborizada traz quando comparada a outra totalmente desprovida de vegetação.
De acordo com a Lei Municipal de n.º 2.244/ 2003, de 21/02/2003, que “Disciplina a Arborização Urbana no Município de Monte Alto”: Arborização urbana é aquela adequada ao meio urbano visando a melhoria de qualidade paisagística e ambiental, como objetivo de recuperar aspectos da paisagem natural e urbana, além de atenuar os impactos decorrentes da urbanização.
Dia 27 de março, foi realizada na Casa dos Direitos uma reunião sobre arborização urbana e a apresentação da proposta do trabalho participativo no levantamento quantitativo arbóreo.
Foi explanada sobre a necessidade de arborização em nosso município com uma dinâmica de sensibilização com os envolvidos pela Educadora Ambiental Eliane Camilo. Se colocarmos na balança verificaremos que os benefícios trazidos pela arborização são muito maiores que os transtornos, pois basta que plantemos a árvore certa no lugar certo.
A seguir foi efetuada uma breve capacitação com os presentes com a Engenheira Agrônoma Eloíza Santana Seixas Vitória. Após as explicações e sensibilizações propostas ficou acertado entre os presidentes das Associações de bairro presentes (Jardim Paulista II, Jardim Tangará, Jardim Centenário, Jardim Bela Vista) que as associações vão auxiliar e participar do projeto.