sábado, 27 de fevereiro de 2010

1ª Conferência Municipal de Defesa Civil

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foi a facilitadora da exposição dos conteúdos aos participantes da 1º Conferencia Municipal de Defesa Civil No dia 27 de fevereiro - convocada pelo Decreto Municipal n.º 2.742 de 17 fevereiro de 2010.
A palestra “Prevenção e Assistência Humanitária: Fundamentos para Organização da Defesa Civil Brasileira”, foi proferida pela Educadora Ambiental Eliane Camilo. Após breve exposição do panorâma municipal destas questões, foram iniciados debates e propostas dentro das temáticas da Conferência que foram levadas a plenária para que fossem votadas as diretrizes pelos presentes no evento.
Diretrizes Prioritárias Propostas:
- Elaboração de um plano de contingência municipal para os riscos recorrentes;
Implantação de um programa de voluntários da Defesa Civil;
- Implantação de infra estrutura mínima para COMDEC (veículos, sala, telefone, funcionários em período 24 horas);
- Criação e efetivação do Conselho Municipal de Defesa Civil, garantindo-se a ampla participação da sociedade civil organizada e movimentos sociais;
- Capacitação permanente dos atores sociais em Defesa Civil, como agentes multiplicadores da mesma, com certificação e garantia dos recursos necessários, inclusive de professores para que possam ser divulgadores da Defesa Civil;
- Auxílio Federal e Estadual na criação e estruturação da COMDEC – (pessoal, equipamento, material, apoio financeiro, Etc.)
Diretrizes Propostas
- Informação, formação e capacitação de membros da COMDEC Municipal de novos NUDCECs;
Agenda anual de eventos relacionados à Defesa Civil, tais como simulação de emergências (incêndio, evacuação de prédios, etc.);
- Parcerias entre a Defesa Civil, empresas, universidades, associações de moradores, para divulgação dos planos de ação e buscando maior participação nos planos de prevenção e ação;
- Descentralização da Defesa Civil Municipal, sendo as escolas sedes dos NUDECs;
Divulgação de trabalhos da COMDEC pela imprensa escrita e falada uma vez por semana;
- Implantar na rede municipal de ensino treinamento e simulação para situações de riscos periodicamente;
- Realizar campanhas de divulgação e esclarecimento, junto à população, dos órgãos que compõe o Sistema Municipal de Defesa Civil e institucionalizar uma rede de comunicação e mídia preparada para transmitir assuntos incluindo prevenção em acidentes sociais, tecnológicos e naturais, dando maior visibilidade a Defesa Civil;
- Elaboração de uma Política Pública Municipal de Defesa Civil;
- Elaboração de documentos técnicos Poe geólogos, biólogos e demais profissionais que apontem áreas apropriadas a impróprias e inapropriadas para novas construções/ edificações.

Na data, foram eleitos 5 (cinco) delegados, que junto com o Coordenador da Defesa Civil, delegado nato, totalizaram 6 (seis) delegados. Sendo 2 (dois) representantes da sociedade civil, 2 membros da COMDEC e um gestor público que representarão nossa cidade na Conferência Nacional em Brasília no final do mês de março.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Reunião em Colina com a equipe do Município Verde Azul

A equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente esteve na cidade de Colina em reunião com a equipe da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de Sao Paulo onde foram dadas orientações e discutidas as questões pertinentes a pontuação no Projeto Município Verde e Azul. Foram dadas algumas novas instruções que serão válidas para a avaliação de 2010.
Todas as dez diretivas foram apresentadas e recebemos orientação das ações que serão obrigatórias para os municípios. Houve uma pequena votação no final do dia para que todos opinassem sobre os novos critérios para a avaliação do MVA. Será elaborada “uma bula” com as recomendações e o detalhamento das ações a serem executadas no ano de 2010.
Nossa equipe (Antonio Carlos, Eliane, Eloíza e Enio) está se mobilizando e se inteirando das exigências deste ano para que possamos atender não só aos críterios estabelecidos pelo Estado, mas procurando fazer um trabalho técnico consciente e possível para que consigamos melhorar nossa qualidade de vida e consequentemente as condições ambientais de nossa cidade. Nossa meta este ano é trazer o selo Verde Azul para Monte Alto.

Conheça Projeto Estratégico Municipio Verde Azul: http://www.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul/index.php

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Participação em Câmara Técnica de Conselho Estadual de Recursos Hídricos

A Educadora Ambiental de nossa Secretaria Eliane Camilo, que é membro do presente biênio 2010/2011, na Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, esteve em reunião no dia 19 de fevereiro na SMA para discutir assuntos de interesse do Estado de São Paulo em relação aos recursos financeiros dos Comitês de Bacias Hidrográficas para Educação Ambiental, uma vez que não são todos os Comitês que possuem esta Câmara Tèncica específica.
A reunião aconteceu no prédio da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, onde na visita Eliane conversou e foi recebida pela Coordenadora de Análises de Projetos em EA da Secretaria Srª. Rachel Marmo Azzarie. Nesta mesma data retirou as cartilhas Criança Ecológica que serão distribuídas às crianças das 4ª séries da Rede de Ensino Municipal.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Entenda o Aquecimento Global

Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.
A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, cicloness atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacõess causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos.
Pesquisadores do climaa mundial afirmam que este aquecimento globall está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentess, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolinaa, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônioo, dióxido de carbonoo, metanoo, óxido nitroso e monóxido de carbonoo) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufaa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gasess absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
O desmatamentoo e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global.

Conseqüências do aquecimento global:

- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasill, países africanoss), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;
- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.

Aquecimento Global pela Web:
http://www.mundoquente.com.br/

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Apresentando a Secretaria de Meio Ambiente

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foi criada pela Lei Complemantar Municipal de n.º277 de 17 de novembro de 2009. A equipe da Secretaria é composta por:

João Paulo Rodrigues
Engenheiro Agrônomo
Vice-Prefeito e Secretário de Agricultura e Meio Ambiente

Eliane Dias Camilo -
Assessora Técnica: -  Educadora Ambiental
Interlocutora do Municipio Verde Azul

Enio Massahiro Murakami
Coordenador de Agronegócios